Delegação do PCP solidária em protesto dos produtores de leite

Uma delegação do PCP constituída por João Frazão, membro da Comissão Política do Comité Central, Jorge Machado, deputado à Assembleia da República, e Camilo Gomes, eleito na Assembleia de Freguesia de Vila do Conde, estiveram hoje na Marcha de protesto promovida pela APROLEP - Associação de Produtores de Leite de Portugal e pela AJADP - Associação de Jovens Agricultores do distrito do Porto, entre Vila do Conde e Póvoa do Varzim, que juntou mais de duas centenas de tractores e máquinas agrícolas e várias centenas de produtores.

A delegação do PCP quis assim manifestar a solidariedade para com a justa luta dos produtores de leite a braços com uma das mais graves crises de sempre, decorrente do fim das quotas leiteiras que PSD, CDS e PS aprovaram na União Europeia, que provocaram o aumento da produção nos países do centro e norte da Europa, com a consequente baixa do preço do leite à produção, para valores abaixo dos preços de custo e, por outro lado pela ditadura das grandes cadeias de distribuição que actuam à margem de todas as regras, com a cumplicidade do Governo.

O PCP recordou as iniciativas que tem vindo a desenvolver na Assembleia da República, no sentido da defesa de um sistema de regulação da produção, que vise assegurar a soberania alimentar do país e defender os cerca de 6000 produtores nacionais, e de responsabilização do Governo PSD/CDS pela grave situação a que chegou o sector, pelo controlo das importações e pelo cumprimentos de regras comerciais que não esmaguem os pequenos produtores.

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Central