Delegação do PCP visita Chipre

O Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, e Ângelo Alves, membro da Comissão Política e da Secção Internacional do PCP, estiveram no Chipre, dia 19 de Junho, a convite do Partido Progressista do Povo Trabalhador (AKEL).

Durante a visita, a delegação do PCP foi recebida pelo Secretário-geral, Andros Kyprianou e pela Direcção do AKEL, tendo realizado ainda encontros com o presidente do Parlamento Cipriota, Yiannakis Omirou, e com a direcção da central sindical de classe cipriota (PEO – Federação Pan Cipriota do Trabalho).

Na capital, Nicósia, a delegação do PCP teve oportunidade de visitar a «linha verde» que divide a ilha desde o golpe de Estado em 1974, o qual resultou na ocupação turca de 37 por cento do território do país.

Já na cidade de Larnaca, os representantes do PCP participaram num acto público onde o AKEL deu a conhecer e debateu com a população a sua proposta de saída do Chipre da zona euro e de rejeição do chamado «memorando de entendimento» acordado entre o Governo de direita, encabeçado pelo presidente Nicos Anastasiades, a União Europeia e o FMI.

A deslocação do PCP teve como objectivos centrais conhecer melhor a presente situação no Chipre e reiterar a solidariedade dos comunistas portugueses para com o AKEL, os trabalhadores e o povo cipriota, na luta contra as imposições da União Europeia e do FMI, pelo fim da ocupação turca e pela reunificação do país.

O PCP e o AKEL realizaram ainda conversações com vista à cooperação dos dois partidos na luta por uma outra Europa dos trabalhadores e dos povos, nomeadamente tendo em vista as próximas eleições para o Parlamento Europeu, em Maio de 2014.

A visita permitiu constatar a extrema violência das medidas que estão a ser impostas ao povo cipriota, que visam pôr em causa não só as condições de vida, direitos sociais e laborais dos trabalhadores e do povo, mas também a soberania do Chipre, nomeadamente sobre os seus recursos naturais, em particular as reservas de gás natural recentemente descobertas nas águas territoriais cipriotas.

• Central
  • Actividade Internacional