Pergunta Escrita à Vice-Presidente / Alta Representante de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Declaração dos chefes de missão da UE em Israel

A representação da UE dos chefes de missão em Jerusalém e Ramallah da UE emitiram recentemente uma declaração na qual deploram as demolições de estruturas palestiniano cometidas por Israel na Cisjordânia ocupada.

Em 6 de Dezembro, Israel demoliu três residências em Fasayil al Wusta que estavam equipadas como a ajuda humanitária da UE e dos Estados-Membros da UE, tendo confiscado os painéis solares e equipamentos eléctricos. No dia seguinte, mais duas estruturas semelhantes foram demolidas em Al Khalayleh e An Nabi Samwil. Estes incidentes afectaram 257 palestinos.

Estes incidentes elevam para 866 o número de estruturas demolidas por Israel na Área C, durante 2016. O documento denuncia que estas destruições afectaram 5704 palestinos. Destes 1221 ficaram sem abrigo (incluindo 586 crianças). As estruturas humanitárias financiadas pela UE e os Estados-Membros da UE destruídas por Israel ascendem a um valor de aproximadamente 536 mil euros.

Pergunto à alta representante como avalia estas declarações e que consequências terão no relacionamento de Israel com a UE.

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu