Declaração de voto de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Declaração de Voto da deputada<br />Sobre a Áustria

É com grande preocupação que assistimos ao recrudescimento de forças de extrema-direita na Europa, designadamente na Áustria, Alemanha, França, Bélgica e Itália. É fundamental que se discutam as suas causas mais profundas e se tomem as medidas necessárias para as debelar. Sabendo-se que o agravamento das desigualdades sociais, o desemprego, os problemas da pobreza e da exclusão social geram desconfiança nos cidadãos e criam condições favoráveis ao populismo de extrema-direita, é urgente que as instituições europeias tomem as medidas necessárias para impedir a progressão das ideologias racistas e xenófobas. O que exige uma alteração profunda das políticas económico-sociais do capitalismo neoliberal, a prioridade à criação de empregos de qualidade e com direitos, políticas de reforço da democracia participativa e de uma educação para a cidadania com especial atenção aos valores democráticos e da solidariedade. Do mesmo modo que condenamos e combatemos as ideias e actividades da extrema-direita, manifestamos a solidariedade ao povo da Áustria e apoiamos todas as forças que lutam pelo aprofundamento da democracia, contra o racismo e a xenofobia.

• União Europeia
  • Declarações de Voto