Declaração de voto de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Declaração de Voto da deputada<br />Relatório Pere Esteve - Preparação

Defendemos o aprofundamento das relações entre os Estados membros da União Europeia e os países do mediterrâneo, e consideramos que se deverá desenvolver com base no aprofundamento da cooperação e das relações económicas e culturais entre estes países, no respeito pelos interesses de todos e de cada um, em prol do desenvolvimento e da melhoria das condições de vida de cada povo.Deste modo, criticamos as propostas avançadas pela Comissão Europeia, e apoiadas pelo Conselho no sentido de utilizar o "Processo de Barcelona" para, no quadro deste processo, dos acordos de associação com estes países e da criação de uma "zona de comércio livre", levar à prática a liberalização dos serviços e da agricultura e, de um modo geral, as orientações neoliberais apontadas na Conferência da OMC, de Doha.Por outro lado, preocupa-nos o objectivo de apontar a luta contra o terrorismo como prioridade política central, menosprezando o necessário confronto com as suas causas profundas, como, por exemplo, a resolução do conflito no Médio Oriente ou no Sara Ocidental, no quadro das resoluções da ONU, ou o dar resposta às mais básicas necessidades e carências que atingem muitas populações, assegurando o desenvolvimento económico e a melhoria das condições sociais nos países do Mediterrâneo.

• União Europeia
  • Declarações de Voto