Declaração de voto de Ilda Figueiredo no Parlamento Europeu

Declaração de Voto da deputada<br />Relatório Anderson - Assédio no local

Votámos favoravelmente este relatório por consideramos que trata de forma correcta o problema sério do assédio moral, incluindo o sexual , no local de trabalho. Como se refere no relatório, segundo um inquérito efectuado pela Fundação de Dublim junto de 21 500 trabalhadores da União Europeia, 8% declararam ter sido vítimas de assédio moral nos 12 meses precedentes, o que, extrapolado para o total dos trabalhadores, significa que provavelmente mais de 12 milhões de trabalhadores são vítimas desta situação no conjunto dos 15 Estados-membros.Ora, como alerta o relatório, embora não se conheça a verdadeira dimensão deste fenómeno, ele constitui um grave problema da vida laboral, sendo igualmente certo que o crescente aumento dos contratos a termo e da precariedade do emprego, especialmente entre mulheres, agravar as condições propícias à prática de diferentes formas de assédio.Assim, apoiamos as medidas propostas no relatório para o combate a este fenómeno, incluindo as de prevenção, de aprofundamento do seu conhecimento, de troca de experiências positivas e de apresentação de um Livro Verde, o mais tardar até Março de 2002, e seguidamente, de um programa de acção contendo medidas a nível comunitário contra o assédio moral no trabalho.

• Trabalhadores
  • Declarações de Voto