Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Custos dos mecanismos de intervenção no leite

A Comissão Europeia anunciou a venda da quase totalidade das 380 mil toneladas de leite em pó armazenadas ao abrigo do mecanismo de intervenção. A maior parte deste leite em pó resultou de intervenções realizadas entre 2015 e 2017. A venda deste leite em pó tem suscitada várias críticas do setor pelo baixo preço com que foi realizada. Partindo de um preço de intervenção de 215 euros/100kg, já de si abaixo do custo de produção, as adjudicações forma baixando até se atingir um preço de 110 euros/100kg.
Pergunto à Comissão Europeia se é possível dar-me uma informação completa sobre as vendas de leite em pó realizadas em 2018 e 2019, acompanhado de um rigoroso balanço global da operação por forma a que se conheça o montante global de custos que esta operação representou para os cofres da União Europeia.
Pergunto igualmente qual o balanço global das intervenções realizadas desde 2016, incluindo o pacote leite com 500 milhões de euros incluindo os 150 milhões de ajudas à diminuição de produção.
Pergunto finalmente qual a avaliação custo benefícios destas intervenções face aos mecanismos de regulação publica da produção que vigoravam antes do fim do regime das quotas leiteiras.

>
  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu

Partilhar