Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Crise da manteiga

Conjugando um aumento da procura mundial de manteiga (sobretudo na China e Estados Unidos depois das revelações nutricionais em benefício da manteiga em relação a outras fontes de gorduras) com um ligeira quebra na produção de leite, assistimos nos últimos meses a uma subida exponencial dos preços que praticamente triplicaram de valor. Apesar da gordura representar menos de cinco por cento do quilo de leite, todos os agentes da produção são unânimes em afirmar que esta subida do preço da manteiga deveria ter tido uma repercussão no preço do leite, o que manifestamente não aconteceu. Por outro lado, existem igualmente indícios de alguma manipulação da indústria que terá procurado induzir de forma artificial uma situação de escassez de manteiga no retalho que chegou a ter alguma expressão em muitas cadeias da grande distribuição.
Pergunto à Comissão Europeia como avalia esta situação, seja ao nível da disfunção do mercado que não refletiu o impacto do preço da manteiga na cotação do leite, seja ao nível das denúncias públicas de açambarcamento por parte da indústria, e que medida pensa tomar para responder a ambas as questões.

• União Europeia
  • Perguntas