Declaração de voto de João Ferreira no Parlamento Europeu

Controlo das actividades financeiras do Banco Europeu de Investimento - relatório anual de 2018

Algumas das críticas que há muito fazemos à actuação e ao serviço prestado por este braço financeiro da UE, estão elencadas no relatório: dúvidas relativamente aos milhões a sectores altamente intensivos em combustíveis fósseis, designadamente na área dos transportes e infraestruturas; as referências à necessidade de canalizar fundos do BEI para o financiamento a projectos de investimento público, ou o apoio às pequenas economias locais que, apesar de representarem a espinha dorsal da nossa economia, ficam de fora dos financiamentos que só chegam aos grandes grupos e a algumas empresas de media capitalização.

Está patente uma preocupação formal, no que respeita à definição de uma estratégia equilibrada, caracterizada por uma distribuição geográfica dinâmica e transparente dos projectos e dos investimentos nos Estados-Membros, tendo em conta a atenção especial que deve ser dada aos países e regiões menos desenvolvidos. Este relatório nota que o total de empréstimos concedidos pelo BEI a países terceiros está largamente concentrado em países de rendimento médio alto, constatando que nos países menos desenvolvidos só é financiado um número reduzido de operações.

Finalmente, o relatório é critico quanto ao facto de nem todos os Estados-Membros ou regiões terem a possibilidade de beneficiar em pé de igualdade das oportunidades de investimento. Votámos favoravelmente.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu