Intervenção de João Ferreira no Parlamento Europeu

Consequências na UE do incidente ocorrido com alimentos para animais contaminados com dioxinas

A descoberta de rações e de produtos de origem animal contaminados com níveis de dioxinas muito acima dos níveis de tolerância admissíveis para a protecção da saúde humana e a sua disseminação por circuitos de comercialização, ao longo de vários meses, constitui um facto da maior gravidade.

Sem prejuízo de se apurarem cabalmente responsabilidades e consequências deste facto e de se rastrear de forma tão rigorosa quanto possível o destino dos produtos contaminados, este facto convoca-nos a uma reflexão mais profunda sobre o falhanço de todo o quadro regulamentar existente.

Aqui está um exemplo das consequências de uma Política Agrícola Comum orientada para o mercado; que promove modelos de produção intensiva de cariz exportador; que favorece a grande agro-indústria e que aniquila a pequena e média agricultura e a agricultura familiar; que inviabiliza, em vez de promover, como seria necessário, a produção e o consumo locais, susceptíveis de garantir uma muito maior rastreabilidade.

Aqui está um exemplo mais de como - também por razões de saúde pública, de qualidade e segurança alimentar - se impõe uma profunda modificação da actual PAC!

  • Economia e Aparelho Produtivo
  • Segurança das Populações
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu