Voto de Congratulação N.º 253/XII/4.ª

Congratulação pelo 25.º aniversário da libertação de Nelson Mandela

No dia 11 de fevereiro completou-se o vigésimo quinto aniversário sobre a libertação de Nelson Mandela. A sua libertação pôs fim a 28 anos passados nos cárceres do regime do apartheid e está indelevelmente associada à heroica luta contra o apartheid que o povo sul-africano travou e à campanha de solidariedade mundial pela libertação do preso número 46664.

A celebração do dia da libertação de Nelson Mandela não pode esconder, nem apagar o que foram esses 28 anos de cárcere e a razão para terem existido.

Nelson Mandela envolveu-se desde jovem na luta contra o apartheid e pela libertação do seu povo deste regime de opressão e exploração que vigorava na África do Sul. Em 1942 aderiu ao Congresso Nacional Africano e em 1944, juntamente com mais dois companheiros – Walter Sisulu e Oliver Tambo, fundou a Liga Juvenil do ANC, tendo tido um papel destacada na organização da luta armada contra o apartheid e na afirmação da Aliança Tripartida integrada pelo Congresso Nacional Africano, o Partido Comunista Sul-Africano e a COSATO.

Em Agosto de 1962, Nelson Mandela foi preso e viria a ser condenado pelo regime do apartheid a prisão perpétua sob a acusação da prática de atos de terrorismo.

Nos 28 anos em que permaneceu encarcerado pelo regime do apartheid Nelson Mandela tornou-se um símbolo vivo da luta pela liberdade, contra a discriminação racial e o colonialismo. A sua libertação representou a vitória da luta heroica do povo da África do Sul e motivo de enorme júbilo para todos os que, por todo o mundo, lutaram de forma solidária para que esse objetivo fosse alcançado.

Após a sua libertação, a 11 de Fevereiro de 1990, Nelson Mandela passou a liderar um processo político que pôs fim ao apartheid. Em 1993, foi galardoado com o Prémio Nobel da Paz, este prémio traduziu o reconhecimento do seu contributo para o derrube do regime segregacionista do apartheid. Em 1994, foi eleito Presidente da república da África do Sul, cargo que ocupou até 1999.

A Assembleia da República homenageia a vida, percurso e luta de Nelson Mandela, exemplo de dignidade, coragem e coerência e evoca a data da sua libertação para que não se esqueça o significado e a importância desse dia para o povo sul-africano, para o continente africano e para o mundo.

• Votos