Voto de Congratulação N.º 232/XII/4.ª

Congratulação pela inscrição do Cante Alentejano na Lista Representativa do Património Cultural e Imaterial da UNESCO

A Assembleia da República congratula-se pela decisão de reconhecimento do Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade tomada pela UNESCO, a 27 de novembro de 2014, na nona reunião do Comité para a salvaguarda do património cultural imaterial.

O Cante Alentejano, expressão cultural profunda e sentida, é a marca caraterística de um povo humilde que foi transformando a sua vida, as suas lutas, dificuldades e alegrias, em Cante e em modas. Estando associado nas suas origens à região histórica do Baixo Alentejo, o Cante é praticado no Alentejo e nos locais para onde foi levado pela diáspora, não estando desligado da mescla cultural que é o Alentejo. Na sua relação íntima com o trabalho, com o lazer e com o quotidiano, “é um canto coletivo, sem recurso a instrumentos, que incorpora música e poesia”, “integra, em muitos elementos que compõem o seu repertório, a polifonia mediterrânea de raiz tradicional, religiosa e popular” e é hoje um forte elemento de cariz identitário e como tal elemento de agregação social e etária.

O processo de candidatura do cante alentejano a Património Imaterial da Humanidade incentivou o surgimento de novos e jovens grupos de cantadores, permitindo também que o país e o mundo conhecessem mais sobre esta forma única de expressão cultural. A própria candidatura foi um contributo para afirmar, reconhecer e consolidar o futuro do Cante que agora se fortalece com o reconhecimento decidido pela UNESCO. A consagração do Cante Alentejano como património Imaterial da Humanidade é um importante elemento de valorização desta manifestação da cultura popular e contribui decisivamente para a sua preservação e salvaguarda.

Através deste voto a Assembleia da República felicita as entidades que integraram a Comissão Executiva da candidatura pelo trabalho
que de forma persistente desenvolveram, bem como todas as entidades e individualidades que se envolveram e empenharam neste processo, que de forma visionária reconheceram as suas virtudes e contribuíram para o seu sucesso.

A Assembleia da República felicita de forma destacada todos os grupos corais existentes pelo país e no estrangeiro, pelo seu insubstituível papel de repositório e divulgação deste património e felicita o povo alentejano por sabiamente ter criado, preservado e desenvolvido esta manifestação cultural, cujo reconhecimento pela UNESCO engrandece a cultura popular e o país.

• Cultura
  • Poder Local e Regiões Autónomas