Conferência Internacional de Solidariedade com a Palestina

A convite do AKEL, o PCP participou, nos passados dias 25 e 26 de Fevereiro, em Nicósia, no Chipre, numa conferencia Internacional sob o lema «A questão Palestina e a Solidariedade da Esquerda com a luta do heróico povo da Palestina».

A iniciativa realizou-se num momento particular, tendo em conta a situação da Palestina e das lutas em curso nos países árabes e no Médio Oriente.

Com a participação de 39 partidos e forças de esquerda de diversos países (com destaque para as forças da Palestina e de outros países árabes) o encontro debruçou-se sobre a situação da Palestina, mas não deixou de abordar os desenvolvimentos e a luta dos povos na região. Assumiu particular importância o conjunto das intervenções e contributos prestados pelos representantes de partidos de vários países em processos de luta, como foram as intervenções dos camaradas do Egipto e da Tunísia que contribuíram para um conhecimento mais aprofundado do desenvolvimento dos processos em curso.

Com a discussão de importantes declarações políticas, a conferência saldou-se por uma forte condenação à criminosa ocupação de Israel e pelo apelo à unidade das forças palestinianas em torno da OLP e da sua capacidade de iniciativa. Foi feito um sublinhado da relação dos processos em curso em diversos países da região com a causa palestiniana, e um forte compromisso dos partidos e forças presentes de continuarem a sua solidariedade para com a luta do povo Palestiniano pela exigência do reconhecimento do estado da Palestina baseado nas fronteiras de 1967, com capital em Jerusalém, e pelo regresso dos refugiados de acordo com as resoluções das Nações Unidas.

• Central
  • Iniciativas e Encontros Internacionais