Intervenção de João Ferreira no Parlamento Europeu

Conclusões da reunião do Conselho Europeu de 17 e 18 de Outubro de 2018

Mais um Conselho Europeu que evidencia um processo de integração esgotado, sem solução para os problemas que o próprio criou e que alimenta.

A Cimeira do Euro insiste em urdir uma teia de constrangimentos ainda mais férreos, para impedir qualquer projecto de desenvolvimento soberano, sobretudo se fundado no progresso social. Depois, admirem-se com as consequências.

O velho expediente de acenar com ameaças e inimigos externos serve para justificar a escalada militarista, a corrida aos armamentos e a deriva securitária no plano interno. Queimam aqui o dinheiro que falta para a coesão económica e social. Depois, admirem-se com as consequências.

A insistência numa abordagem selectiva, exploradora, racista e xenófoba da questão migratória, revela a verdadeira face da União Europeia e a assimilação de práticas e concepções próprias da extrema-direita.

Quanto às negociações para a saída do Reino Unido, reafirmamos aqui o direito de cada povo decidir de forma soberana o seu destino, incluindo no que se refere à saída da União Europeia. Sublinhamos, uma vez mais, que em qualquer cenário, devem ser respeitados os direitos dos trabalhadores migrantes no Reino Unido.

  • União Europeia
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu