Declaração escrita de João Ferreira no Parlamento Europeu

Conclusões do Conselho de 16 de Setembro de 2010

Num momento em que os desenvolvimentos da crise do capitalismo na União Europeia levam a um agravamento das condições de vida de milhões de europeus e a uma preocupante deterioração da situação económica e social em diversos Estados-membros, o Conselho decide passar ao lado destas questões e insistir nas velhas orientações políticas que nos conduziram à situação actual.

Assim se compreende a insistência na liberalização e desregulação do comércio mundial, seja no âmbito da OMC - com o apelo à conclusão da ronda de Doha, seja no âmbito de novos acordos bilaterais. Assim se criam as condições para exercer uma ainda maior pressão sobre os sistemas produtivos mais vulneráveis e sobre a força de trabalho, no sentido da sua desvalorização. O resultado: mais desemprego e mais precariedade.

O Conselho considera que chegou o momento de tirar pleno partido do tratado de Lisboa e de "promover os interesses e valores da Europa no mundo". O caminho traçado é claro: um maior alinhamento com a NATO e os EUA, um intervencionismo externo crescente e uma inquietante escalada militarista nas relações internacionais.

Quanto ao chamado "pacote de supervisão financeira" mencionado nas conclusões, a mensagem é clara: os principais mecanismos de especulação financeira permanecem intocáveis. Como até aqui, a especulação continuará com rédea solta.

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Soberania, Política Externa e Defesa