Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Combate à vespa asiática

A vespa asiática (Vespa velutina nigrithorax) é a maior vespa do mundo. Teve origem na Asia Oriental, foi detetada pela primeira vez em França em 2005. Alastrou-se depois para Espanha, tendo chegado a Portugal em 2011. Desde que chegou na França a questão deixou de ser um problema local assumindo uma dimensão europeia. A vespa asiática está hoje presente em todo o sul da Europa mas também marca presença a norte, designadamente na Escócia e Holanda.
Para além da sua atividade predadora, dizimando colmeias inteiras, a vespa asiática ameaça tornar-se um problema de saúde pública havendo já casos de mortes humanas na sequência de picadas. Apesar de representar uma das mais sérias ameaças para os apicultores, até ao momento ainda não foi reconhecido nenhum método totalmente eficaz para eliminar a praga da vespa a Asiática território Europeu.
Pergunto à Comissão Europeia como avalia esta situação e que medidas pensa propor e se existem neste momento projetos de investigação visando a prevenção e combate desta praga que afeta hoje grande parte do continente europeu.

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu