Declaração de voto de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Celebração do Acordo de Comércio Livre UE-Vietname

Opomos-nos à celebração deste e de outros acordos, por entendermos que os tratados de livre comércio e de investimentos negociados pela UE não obedecem ao critério da complementaridade das economias mas ao da competição entre países e produtores, comprometendo assim a soberania dos Estados face aos interesses das transnacionais.

Defendemos a reversão das políticas de desregulação e liberalização do comércio internacional e um comércio orientado para objetivos de desenvolvimento. No estabelecimento de acordos comerciais, consideramos que devem ser adotadas medidas de salvaguarda dos interesses dos Estados e respetivos setores produtivos.

No caso de Portugal, neste acordo como em outros anteriores, há setores que poderão ser negativamente afetados.

A formulação de políticas comerciais segundo os interesses, especificidades e necessidades de cada país deve ser retirada da esfera da competência exclusiva da UE, já que os acordos comerciais negociados pela UE não defendem de forma igual os interesses de todos Estados-Membros implicados.

Defendemos o aprofundamento de relações comerciais entre Portugal e a República Socialista do Vietname, assentes nas relações de cooperação entre as duas economias, num quadro de benefício mútuo e de respeito pela soberania de cada país.

Rejeitamos a instrumentalização de questões como os direitos humanos ou a defesa do ambiente, usando-as como instrumentos de ingerência sobre assuntos internos do Vietname.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu