Intervenção de Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral, Jantar CDU

É a CDU a força da mudança que Montijo há muito aguarda!

[excerto]

Estamos a escassos dias das eleições, e se há concelho onde a CDU tem acrescidas razões de confiança na possibilidade de uma vitória eleitoral – esse concelho é o do Montijo!

Se há quatro anos houve quem duvidasse que a CDU era, de facto, como os resultados eleitorais o provaram, a real alternativa à gestão desastrosa do PS neste concelho, essas dúvidas hoje não têm razão de ser.

A CDU é a grande força alternativa à actual gestão municipal. A vitória eleitoral está ao nosso alcance, pelo nosso trabalho e pela qualidade da nossa candidatura. É a CDU a força da mudança que Montijo há muito aguarda!

Temos candidatos com experiência, capacidade de realização e provas dadas na defesa dos interesses das populações, conhecedores da realidade, dos problemas e dos desafios que se colocam ao desenvolvimento deste concelho.

Candidatos que dão garantia de realização de um trabalho dedicado ao serviço das populações!

Mas não temos apenas candidatos, temos também um projecto com propostas credíveis para o desenvolvimento do concelho do Montijo!

É prova disso a intervenção séria e qualificada que aqui desenvolvemos, como ainda agora deu conta Carlos Jorge Almeida, vereador da CDU e candidato à Presidência da Câmara Municipal do Montijo.

Tal como é prova o trabalho e a obra que realizamos nos 34 municípios e nas quase duas centenas de freguesias que gerimos, dando testemunho de uma intervenção qualificada e distintiva, que não teme comparações e que tem associado muito do que de forma inovadora foi imprimido na gestão autárquica.

(...)

Se no concelho do Montijo disputamos a vitória, nos batemos por ganhar a Câmara Municipal, não é para ficar com mais uma estrela no palmarés eleitoral. É porque isso é necessário, porque isso é bom para as populações do Montijo.

A CDU faz falta na Câmara Municipal, na Assembleia Municipal e nas Juntas de Freguesia do Montijo, para mudar o rumo neste concelho, para aqui implantar o trabalho, a honestidade e a competência a que se assiste nos concelhos vizinhos.

A CDU está aqui para ganhar, para assegurar uma melhor qualidade de vida à população, para melhorar as condições das Escolas e a qualidade da Educação, para assegurar a coesão social no concelho, para contribuir para a dinâmica económica e a criação de emprego no Montijo. Ganhar, para defender os serviços públicos e o património, e designadamente a ligação do concelho ao Tejo, riqueza única que é necessário potenciar, como a população do Montijo testemunha todos os dias, com a notável obra de valorização da zona ribeirinha já aqui ao lado no concelho de Alcochete.

Sim, estamos aqui para mudar o rumo deste concelho do Montijo. Os anos de Governação PS no Montijo são a prova, tal como a história do nosso processo democrático, de que não basta uma maioria PS para se realizar uma política a favor dos trabalhadores e do povo, para valorizar o tecido económico. Maiorias do PS já houve muitas, e até maiorias absolutas!

No país foi indispensável o PCP e o PEV terem uma força que se tem revelado determinante na Assembleia da República para condicionar as opções políticas, para que se garantisse o rumo de reposição e defesa dos direitos e rendimentos roubados.

Aqui, no Montijo, será necessário a CDU ganhar a Câmara para se abrir um tempo novo a favor das populações do Concelho.

Tal como a CDU garantiu, pela sua persistência, alterações legislativas e orçamentais que, apesar ainda de insuficientes, permitiram aliviar os pequenos e médios empresários, seja por via da redução no Pagamento Especial por Conta ou do IVA da Restauração.

Também aqui, no Montijo, precisamos de uma outra política que defenda o pequeno comércio do garrote das grandes superfícies comerciais, contrariando o rasto de definhamento que anos de gestão PS induziram. Revitalizar o Centro Histórico do Montijo, tornar atrativo o concelho, dar-lhe vida própria e afirmá-lo como local de interesse na Região, é uma contribuição para dinamizar a actividade económica e as pequenas e médias empresas. É para isso que podem contar com a CDU!

Ao povo do Montijo dizemos com toda a clareza. Está nas vossas mãos assegurar uma gestão da Câmara Municipal do Montijo ao serviços dos vossos interesses e aspirações. Está na vossa vontade apoiar agora aqueles que sempre estiveram ao vosso lado, nas horas boas e nas horas más. Está no vosso voto dar a confiança aos que não esmorecem, aos que não traem, aos que não viram a cara à luta.

E está nas vossas mãos, na vossa vontade e no vosso voto, assegurar que no dia seguinte às eleições, com um grande resultado da CDU, estamos em melhores condições para prosseguir o rumo de reposição, defesa e conquista de direitos e rendimentos nos quais estamos empenhados, no quadro do compromisso primeiro que temos com o povo português.

Hoje, como sempre, é necessário que se confirme, também no plano nacional, a consciência do papel decisivo do PCP e da CDU, da necessidade do seu reforço, da importância do seu peso na vida política.
Temos afirmado que não são só as freguesias e os concelhos deste país que ficam a ganhar com a intervenção da CDU.
Aqui o reafirmamos. É o País que precisa do trabalho, da honestidade e da competência do PCP e da CDU. Assim o comprova a vida política nacional.

• Economia e Aparelho Produtivo
  • Poder Local e Regiões Autónomas