Casa de Portugal - André Gouveia - em Paris, que futuro ? Nota da Direcção da Organização na Emigração do PCP

A deputada do PCP, Luísa Mesquita, depositou na Assembleia da República um requerimento dirigido aos ministérios dos Negócios Estrangeiros, da Ciência e do Ensino Superior e da Educação, sobre a situação desta importante instituição que se encontra na eminência de encerrar.

"A Casa André Gouveia teve e continua a ter um importante papel não só no apoio à Comunidade Portuguesa em França mas também aos muitos estudantes portugueses deslocados em Paris, para além do insubstituível trabalho de divulgação da língua e da cultura portuguesas.

Estamos a falar de uma presença portuguesa com mais de 30 anos na capital francesa, cujos objectivos, não podem, na nossa opinião, ser ignorados

Ao que se sabe, a Fundação Calouste Gulbenkian pretende formalizar o terminus do apoio que tem mantido à Residência André Gouveia em Paris, tendo por isso formulado alguns contactos com o anterior governo, no sentido de concretizar um acordo que viabilizasse a continuidade desta presença que deverá, na opinião, ser activa e empenhada"

A deputada comunista termina a sua exposição questionando o governo sobre quais as medidas que "conta tomar tomar para manter e reforçar esta presença portuguesa em França."

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Central