Intervenção de Carlos Humberto, 1º candidato à Assembleia Municipal do Barreiro, Apresentação da Candidatura da CDU aos Órgãos Municipais do Barreiro

«O Barreiro vai continuar a ganhar com a vitória da CDU!»

Muito obrigado por estarem connosco na apresentação das candidaturas à Câmara e Assembleia Municipal do Barreiro pela CDU.

Estamos neste belo edifício, neste complexo ferroviário, que marca há mais de um século a vida do concelho.

Aqui, se fez revolução tecnológica, inovação, formação, se aprenderam profissões, formas de trabalhar. Aqui se criou e cria riqueza, desenvolvimento económico. Aqui se aprendeu como é importante, fundamental, o trabalho, o contributo de cada um para construir o todo.

Aqui, se aprendeu a ser solidário com o companheiro de trabalho, se aprendeu a conquistar direitos, a lutar por os alcançar e por os defender. Aqui se aprendeu como é importante o trabalho e a ação organizada para fazer “O Mundo avançar como bola colorida nas mãos de uma criança.

O Polo Ferroviário do Barreiro, em cujo edifício mais significativo nos encontramos, foi marcante para o desenvolvimento da nossa terra. Marcou o concelho. Marcou muitas gerações. Marcou centenas, milhares de seres humanos.

O Polo Ferroviário marcou-nos e queremos, desejamos que nos continue a marcar.

Defendemos que este edifício, que este espaço, que este território, que este polo se mantenha no Barreiro. Queremos emprego e produção ferroviária, queremos tecnologia ferroviária mas queremos, também, memória, património e cultura ferroviária.

Apelamos ao Conselho de Administração da CP e da EMEF, ao Governo que tenha em conta estas nossas propostas.
Lutaremos por elas!

Aqui, no Barreiro, se construíram as máquinas a vapor. Aqui fomos e somos a capital do diesel. Aqui, queremos dar o nosso contributo para o comboio elétrico, queremos construir futuro ferroviário.

Aqui, queremos guardar memórias do que construímos no passado, do que vamos construir no futuro.

Aqui queremos guardar e relevar o percurso do sindicato dos ferroviários, do Instituto Ferroviário, da cooperativa, da cantina, do bairro ferroviário, mas também das lutas dos trabalhadores ferroviários.

Por isso trabalhamos com associações locais e nacionais para que se constitua no Barreiro um núcleo do museu ferroviário (espaço abandonado).

Amigos!

Sinto-me bem junto de vós.

Há muitos anos, mesmo há décadas que fui construindo a ideia de que devemos saber entrar nas organizações, instituições, nas diversas funções, em tudo na vida. Também devemos saber sair e se possível sair bem.

Há muito que penso que é necessário sabermos sair destas situações sem que isso crie problemas aos outros, aos que ficam, aos que vem a seguir, sem os condicionar.

Tem sido assim na minha vida e quem me acompanhou mais de perto, pode comprová-lo.

É necessário afirmar o exemplo que o poder só deve ser exercido enquanto tivermos forças e capacidades para servir os outros.

O desapego do poder, dos poderes, não só tem que ser a nossa prática como tem que ficar claro para quem nos avalia.

Estava certo, para mim, que devia terminar a minha intervenção como eleito autárquico no concelho no fim deste mandato de presidente de Câmara.

Era esta a minha convicção e decisão.

Isto não poria em causa outras formas de intervenção partidária, politica, cívica mesmo no Barreiro.

Barreiro terra onde nasci, em que sempre vivi, em que namorei e casei, em que nasceram os meus filhos e dois dos meus três netos.

Barreiro a minha terra de que tanto gosto e admiro.

As diversas conversas no seio do meu Partido, as conversas com camaradas e com amigos, com os que comigo trabalharam e até com uma ou outra pessoa
de outras convicções levou-me a aceitar a proposta do Partido Comunista Português para este novo desafio na Assembleia Municipal do Barreiro.

Aqui estou para assumir as minhas responsabilidades, como acho que quase sempre estive, com as convicções de uma vida, combativo e confiante. Confiante na vitoria da CDU, confiante na vitória do Barreiro.

Estou convicto que a CDU está em condições de vencer esta batalha, pelo trabalho feito, pela proximidade às pessoas, pelo projeto que tem para o Barreiro, pela equipa que apresentaremos, pela candidata que está a ser apresentada para liderar a Câmara nos próximos anos.

A Sofia Martins pela experiência como eleita na Assembleia Municipal e na Câmara Municipal do Barreiro, pelo conhecimento da estrutura municipal e do concelho e pelas suas capacidades, está em condições de se afirmar como uma excelente Presidente da Câmara Municipal do Barreiro.

Estamos convictos dos perigos, das insuficiências, das dificuldades, mas estamos confiantes.

Amigos, companheiros, camaradas

Foi um gosto trabalhar pela nossa terra como Presidente da Câmara durante estes 12 anos.

Gosto este que com certeza me vai acompanhar nas novas funções para o qual estou a ser proposto.

Não pretendo, nem hoje, nem noutro momento, fazer balanço do que fizemos durante estes 12 anos. Naturalmente, e com humildade, prestaremos contas do que fizemos e do que não concretizamos e das suas razões.

Também não será hoje que o faremos esse presta contas.

Apresentamo-nos em três eleições sucessivas em que sistematicamente fomos reforçando os resultados eleitorais da CDU.

Foram anos muito difíceis. No período da Troica e do empobrecimento do país foram extraordinariamente difíceis. Mas, todos eles, foram anos galvanizadores a trabalhar pela nossa gente, pela nossa terra, pelo projeto político que abraçamos.

Fomos apurando, melhorando, renovando o conhecimento e a estratégia.

Também por isso a CDU é quem está em melhores condições de continuar à frente dos destinos dos órgãos autárquicos do concelho.

As pessoas são para nós o elemento central de toda a ação. Trabalhamos sempre para elas e com elas.

Com as nossas convicções, sempre presentes, conversamos com toda a gente, com os que estão connosco, com os que estavam contra nós. Construímos pontos de contato e até caminhos comuns com muitos deles.

A nossa ação foi e é marcada por, com base do que nos caracteriza, procurar somar vontades, juntar, aglutinar o máximo de pessoas possíveis à volta dos projetos mais importantes para o concelho. A nossa estratégia passou e passa por somar sempre. Valorizar e potenciar o que nos une.

Para nós a democracia pressupõe participação, envolvimento. Pressupõe que a população se sinta parte integrante dos projetos, das soluções, sinta que está a ajudar a construir as propostas, a construir cidade.

Participar ajuda à formação, ao crescimento de seres humanos que desejamos esclarecidos e interventivos.

Fomentar, incentivar, promover a participação ajuda também a dinamizar a vida política, social, cívica da nossa terra. Ajuda a que cada um ganhe melhores condições para avaliar e tomar consciência da realidade.

Procuramos esforçarmo-nos por informar, explicar, fomentar a participação. Envolver, empenhar, aproveitar vontades, criatividades, capacidades dos que connosco querem desenvolver o concelho.

Consideramos que o envolvimento e a participação da comunidade é um elemento absolutamente central do nosso trabalho autárquico, para conhecer melhor, para decidir de forma mais adequada, para enriquecermos o nosso pensamento com o pensamento dos outros. Para na conversa, no debate, na discussão, na diferença, nos acordos e nos desacordos todos podermos crescer.

Resolver problemas, desatar nós, abrir portas, construir presente e futuro foi uma preocupação que tivemos e teremos sempre.

Os trabalhadores da Câmara, dos Transportes Coletivos, das Freguesias foram encarados como parceiros, como pessoas a quem temos que dar particular atenção, com quem temos de construir soluções que sirvam o desenvolvimento do concelho. São seres humanos que têm vida própria, que têm direitos que temos que respeitar e lutar por ampliar e a quem é, também, exigível que cumpram com os seus deveres. Para eles daqui envio um cumprimento muito especial.

Sim, assumimos que os trabalhadores das autarquias são parte integrante do projeto da CDU para o Barreiro e devem ser chamados a participar e ajudar a construir soluções.

Procuramos que no quotidiano ficasse claro que o serviço público, a gestão pública, quando exercida com rigor, servem melhor o Barreiro e a sua gente.

Estamos a terminar não um ciclo como alguns afirmam. Estamos, isso sim, a terminar uma fase de um ciclo que vai continuar com a CDU na presidência da Câmara e Assembleia Municipal do Barreiro.

É uma fase que termina. Imenso foi o trabalho feito. Muito há ainda por fazer e vai ser feito!

Amigos!

Sem escamotear dificuldades é indispensável assumirmos que a vitória da CDU é possível, e é necessária. É, acima de tudo, necessária ao Barreiro.

As vitórias constroem-se. Nós temos vindo a construí-las. Nós, todos nós vamos continuar a construir a vitória da CDU, a vitória do Barreiro.

O Barreiro vai continuar a ganhar com a vitória da CDU!

Viva o Barreiro!
Viva a CDU!