Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Pimenta Lopes no Parlamento Europeu

Auxílio ao Equador na sequência do recente sismo

No passado 16 de Abril, o Equador foi vítima de um terrível sismo que até ao dia de hoje já tinha provocado a morte a mais de 400 pessoas e elevados danos materiais. Neste momento a situação que se vive neste país é muito grave, existem muitos cadáveres que ainda não foram removidos debaixo dos escombros, existem milhares de feridos, a última contabilização falava de cerca de 2068 feridos de acordo com as autoridades equatorianas; os danos materiais provocados por esta catástrofe estão neste momento contabilizados-em cerca de 3 mil milhões de dólares. Segundo cálculos do Presidente Rafael Correa os danos económicos que este sismo provocou ascendem a 3% do PIB equatoriano. O povo do Equador precisa urgentemente da solidariedade e da ajuda internacional para fazer face ao enorme desafio com que está confrontado. O Equador necessita urgentemente de médicos e de equipas de resgate, entre outros meios técnicos para acudir à sua população.

Por isso vimos por este meio questionar:

Que medidas tem previstas para apoiar o povo equatoriano vítima deste terrível sismo num contexto de respeito pela sua soberania?

Existe já algum programa de ajuda humanitária, em desenvolvimento, dirigido para o Equador? Se sim, quanto tempo levará a chegar ao país essa ajuda humanitária?

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu