Estevão Manuel Machado Pereira
Cabeça de Lista da CDU à Câmara Municipal

   


+EXCERTO DA INTERVENÇÃO

+ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Empregado. 38 anos.

Foi membro do Conselho de Administração da Associação de Municípios do Distrito de Évora.

É membro da Associação de Municípios do Alentejo Central.

É membro suplente do Conselho Directivo da Associação de Municípios Nacional.

É Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo.

É Membro do PCP.



Viana do Alentejo, 3 de Junho de 2005


(...) Vamos hoje com a apresentação dos cabeças de lista da CDU às autarquias do concelho de Viana do Alentejo para o mandato 2005/2009, iniciar um caminho que todos acreditamos, nos vai levar à vitória em Outubro próximo, data em que deverão acontecer as próximas eleições autárquicas.

Importa no entanto relembrar algum do muito caminho percorrido para chegar até aqui.

Já vai distante o ano de 1994 quando a CDU reconquistou os órgãos autárquicos do concelho ao PS, após 4 anos desastrosos de gestão socialista.

Desde então, o nosso concelho entrou num novo ciclo de progresso e desenvolvimento, de aparecimento de novas estruturas e equipamentos, de abertura ao exterior e de modernidade. Um dos exemplos paradigmáticos do que acabo de afirmar é porventura este mesmo espaço em que nos encontramos, a piscina municipal de Viana do Alentejo. Ou o pavilhão desportivo aqui ao lado. Poderia citar a escola básica integrada de Alcáçovas ou o jardim e campo de jogos de Aguiar.

É enorme a obra que a CDU tem vindo a construir no nosso concelho.

Para falar apenas do actual mandato devemos recordar a título de exemplo obras tão emblemáticas como o cine-teatro Vianense, o Pavilhão desportivo em Alcáçovas, o Rossio de Aguiar.

Devemos recordar o Heliporto de Viana, o jardim do Miradouro em Alcáçovas ou o Parque Infantil de Aguiar.

Devemos recordar os espaços Internet em todas as freguesias do concelho, a par da biblioteca de Aguiar o que cobriu a 100% o nosso concelho com estes equipamentos.

Poderia estar durante muito tempo a relatar as muitas obras realizadas, mas lá no fundo todos sabemos o trabalho que temos vindo a desenvolver.

Tal como todos sabemos o trabalho que poderíamos ter feito se o Poder Central não nos tivesse cortado a iniciativa, nomeadamente, com o não cumprimento da Lei das Finanças Locais.

Ao longo do presente mandato, o País teve dois Governos de maioria PSD/PP.

Foram governos que não encontraram soluções para os problemas do País e, pelo contrário, apenas os agravaram. Vejamos o caso do centro de saúde de Viana onde o PSD e PS dividem entre si responsabilidades pela sua não execução.

Durante este período uma Câmara como a de Viana do Alentejo que tem a sua capacidade de endividamento praticamente limpa, foi impedida de aceder ao crédito bancário devido há não aplicação da Lei das Finanças Locais.

Com esta medida o Governo impediu que no nosso Concelho a Câmara Municipal pudesse executar as seguintes obras:

- Recuperação do Centro Histórico de Viana;
- Recuperação do Centro Histórico de Alcáçovas;
- Recuperação do Centro Histórico de Aguiar;
- Construção da Piscina Municipal em Alcáçovas.

São dados objectivos, concretos e não será qualquer abordagem politiqueira que os poderá iludir.

Mas não podemos apenas apontar o dedo ao PSD/PP por este motivo. Não nos devemos esquecer das responsabilidades que o PS tem nesta situação. Pela gestão clientelar que faz quando está no Poder. Pela sucessiva retórica de esquerda que ainda vai iludindo um número considerável de cidadãos apesar de uma aplicação de medidas políticas muito mais direitistas do que um Governo de direita.

Vejamos o caso das recentes medidas anunciadas para contenção do défice. Quem o vai pagar? Outra vez os mesmos. São os funcionários públicos e os trabalhadores por conta de outrem. As medidas anunciadas pelo PS são mais gravosas para a população do nosso País do que as de Cavaco, Durão ou Santana.

Ao invés, para os sectores mais elitistas da nossa sociedade, as coisas estão melhor que nunca. É este o PS que nós conhecemos. Conhecemo-lo no nosso Concelho durante um mandato e nunca mais o quisemos.

Era tempo de arrepiar caminho e responder às legítimas expectativas que a população portuguesa depositou numa verdadeira mudança.
Pelos sinais parece que ainda não é desta. (...)

(...) Numa apreciação já realizada às capacidades financeiras do Município e assumindo a CDU um compromisso de grande rigor e seriedade, temos um conjunto de propostas sobre as quais oportunamente apresentaremos o nosso Programa Eleitoral.

A Câmara Municipal está apetrechada de projectos estruturantes para o nosso Município e cuja execução no próximo, mandato dependerá em muito das condições financeiras que venham a ser criadas, quer pelos fundos próprios libertos pela Câmara, quer pelos Fundos Comunitários que forem possíveis de captar, quer ainda pela postura que o Governo vier a assumir perante o Poder Local. O nosso compromisso é o de com seriedade, dedicação, honestidade e competência, apresentarmos à população do nosso

Temos a esperança que todo o País perceba que enquanto o PS tiver este tipo de práticas políticas, também não interessa a ninguém. Infelizmente, neste processo, mais desemprego, mais miséria, mais desregramento social vai ser induzido.

Concelho as propostas que sabemos serem possíveis de concretizar.

Na generalidade elas hão-de ser encontradas nos grandes projectos que a Câmara Municipal tem vindo a implementar.

Porque é um trabalho de que nos orgulhamos, pretendemos continuar a aprofundá-lo.

O Pavilhão Multiusos da Srª D’Aires poderá tornar-se numa infraestrutura fundamental no desenvolvimento económico do nosso Concelho.

A construção de uma nova escola em Viana do Alentejo, que concentre num só espaço os diversos níveis de ensino da Freguesia permitirá uma grande rentabilização dos equipamentos já existentes e criará condições óptimas para a educação das nossas crianças.

A construção da Piscina coberta de Viana ou a Piscina de Alcáçovas, a construção do Pavilhão Desportivo de Aguiar, etc.

São exemplo de grandes projectos que gostaríamos de executar e de que sabemos o nosso Concelho está necessitado.

A par destas grandes realizações pretendemos apostar nas requalificações dos espaços urbanos das nossas Freguesias.

Pretendemos avançar com as chamadas pequenas obras, aquelas cuja execução é imediatamente sentida e cujos resultados são de imediato aferidos. Pretendemos na estreita articulação entre o trabalho da Câmara e das Juntas de Freguesia garantir que as Juntas têm condições financeiras para executar algumas obras e assim aumentar a capacidade de intervenção e de resolução dos problemas por parte das mesmas.

Reforçamos novamente a ideia da importância de, para além de manter as Juntas de Aguiar e Alcáçovas, reconquistar a Junta de Freguesia de Viana porque só desta forma criaremos condições óptimas para a implementação do nosso projecto autárquico.

A população de Viana precisa e merece uma Junta de freguesia liderada pela CDU.

Pretendemos para o próximo mandato caminhar ainda mais no aprofundamento da democracia participada.

O verdadeiro poder é do Povo. Através do seu voto o Povo escolhe quem melhor pode executar o seu mandato. Nós, na CDU, temos do poder uma visão de serviço.

O Povo do Concelho de Viana sabe que ao votar na CDU está a votar em quem tem a preocupação de prestar contas. Em quem faz questão de informar o que está a acontecer no nosso Município. Em quem, permanentemente está disponível para ouvir, dialogar e resolver os problemas.

Nesta medida, com a CDU nos Órgãos Autárquicos do nosso Concelho, o nosso povo continua sempre a ser quem verdadeiramente tem o poder.

Somos a primeira força política do Concelho a divulgar os seus cabeças de lista. O processo de elaboração das nossas listas está muito avançado. Para chegarmos a este ponto já foram realizados plenários em todas as Freguesias do nosso Concelho que envolveram a participação de mais de 250 pessoas. È desta forma ampla que estamos a desenvolver o nosso trabalho. Com confiança. Com muita confiança no futuro.

Dos nossos adversários, pouco ou nada sabemos. Para nós isso não é o mais importante. O mais importante somos nós próprios.
Partimos para esta luta com toda a humildade para reconhecer as nossas eventuais insuficiências e se necessário assumir algum erro que tenhamos cometido.

Mas, partimos também com um enorme orgulho do dever cumprido.

Partimos com a convicção de que tudo temos feito, nomeadamente ao longo do presente mandato para elevar os níveis de vida da nossa população. E partimos com a confiança que a população do nosso Concelho vai reconhecer isso mesmo e que em Outubro próximo vai premiar a CDU com mais uma vitória no Concelho de Viana do Alentejo. (...)



 

 

 

 

 
TOPO