Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Aumento do contingente de carne bovina no Mercosul

Nas últimas negociações bilaterais em Bruxelas, entre ministros do comércio do Mercosul (Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina) e a Comissão Europeia, a quantidade de carne que o Mercosul tem o direito de exportar para a UE terá sido revista em alta para um contingente de 99 mil toneladas por ano contrariando a promessa feita aos agricultores de que o contingente nunca iria ultrapassar as 70 mil toneladas. Esta era aliás uma linha vermelha para muitos governos. De referir que as atuais importações de carne bovina do Mercosul totaliza, já neste momento 246 mil toneladas. Além disso, no quadro da ratificação do CETA está previsto mais um contingente de 65 mil toneladas de carne proveniente do Canadá.
Pergunto à Comissão Europeia como justifica este aumento de quota de importação que afronta as promessas feitas aos agricultores.
Tendo em conta que o Reino Unido representa o principal importador de carne bovina da UE pergunto se está preparada uma reavaliação quer do CETA, quer das negociações em curso do acordo UE-Mercosul que tenha em conta os impactos dos Brexit.

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu