Aumento da Pobreza em Portugal

O Instituto Nacional de Estatística de Portugal divulgou os resultados do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento realizado em 2013, sobre rendimentos de 2012. Os resultados são alarmantes. 18,7% das pessoas estavam em risco de pobreza em 2012, valor mais elevado desde 2009, tendo-se também acentuado a tendência de crescimento do risco de pobreza para os menores de 18 anos (24,4%, valor superior em 2,6 p.p. ao verificado em 2011). Ao nível do efeito da inclusão das transferências sociais, relacionadas com a doença e incapacidade, família, desemprego e inclusão social na baixa de risco de pobreza, existe uma enorme diferença entre Portugal e a média da UE27 (em Portugal, as transferências contribuem em 7,3% para a redução do risco de pobreza dos menores e na UE27 contribuem em14,3 p.p.). Esta situação está directamente relacionada com as políticas da troika, nomeadamente com a diminuição dos montantes e abrangência dos vários subsídios sociais.

Assim, pergunto à Comissão Europeia:

- Face a estes resultados, pretende alterar a sua posição acerca dos cortes nos apoios sociais que a troika tem defendido?

- Defende o aumento dos montantes aprovados no quadro Programa , claramente insuficientes, tendo em conta o agravamento das situações de pobreza?

• Assuntos e Sectores Sociais
  • Perguntas