Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

A arte chocalheira e fundos estruturais

Um ano depois de ser classificado Património Cultural Imaterial pela UNESCO, o fabrico de chocalhos em Portugal, cuja "capital" é a vila de Alcáçovas, no Alentejo, aguarda financiamento para concretizar um projecto de salvaguarda.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) classificou, a 1 de Dezembro de 2015, a arte chocalheira em Portugal como Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente. A candidatura de Portugal sobre este ofício tradicional, em risco de extinção, foi liderada pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERT-AR), em colaboração com a Câmara de Viana do Alentejo e a Junta de Freguesia de Alcáçovas, no distrito de Évora.

Este projecto, com a designação de “Activação do Património Imaterial” foi candidatado ao programa operacional regional Alentejo 2020 e visa "executar o plano de salvaguarda e gestão" aprovado pela UNESCO para garantir a sobrevivência desta arte. O objectivo passa por conseguir criar dinâmicas económicas associadas ao fabrico de chocalhos, que possam criar emprego e inovação e desenvolvimento numa das regiões mais pobres da UE.

Pergunto à Comissão Europeia se tem conhecimento deste projecto, se foi já avaliado e que outras linhas de apoio existem para o seu desenvolvimento..

• União Europeia
  • Perguntas