Total Nacional: 17 Mandatos
AveiroCandidatos
Joaquim Almeida da Silva JOAQUIM ALMEIDA DA SILVA — 50 anos.
Natural de Paramos, concelho de Espinho, onde reside.
Membro do PCP.
Operário metalúrgico, foi membro da Comissão de trabalhadores da Toyota, em Ovar, tendo pertencido, quando jovem, à JOC, de que foi secretário de seccção da sua freguesia.
Em 1970, ajudou a fundar a Intersindical Nacional, integrando a Comissão dos Metelúrgicos de Aveiro, então clandestina.
Em 1973, participou na luta contra a direcção corporativa do Sindicato dos Metelúrgicos de Aveiro e, em 1974, integrou a Comissão Directiva Provisória que organizou as primeiras eleições livres desta organização.
Actualmente preside à Assembleia Geral do Sindicato dos Metelúrgicos de Aveiro, Viseu e Guarda e é membro da Comissão Executiva da CGTP-IN e coordenador da União dos Sindicatos do Distrito de Aveiro.
Activista da luta pela democracia e pela liberdade, no quadro da oposição democrática das Beiras, então clandestino.
Actualmente membro da Comissão Executiva da Direcção da Organização Regional de Aveiro, integra desde o XII Congresso o Comité Central do PCP.
BejaCandidatos
1 Mandato
António João Rodeia Machado ANTÓNIO JOÃO RODEIA MACHADO — 51 anos.
Técnico-profissional do Serviço Sub-Regional de Beja da Segurança Social. Membro do PCP.
Deputado do PCP à Assembleia da República na actual legislatura (94/99) é, neste âmbito, membro do Conselho de Administração da Assembleia da República e Secretário da Comissão de Negócios Estrangeiros, Comunidades Portuguesas e Cooperação, da Comissão Eventual para as Questões de Timor-Leste, da Comissão do Património da Assembleia da República e da Comissão de Inquérito aos Eventuais Casos de Corrupção na JAE, integrando ainda a Comissão da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.
Foi dirigente do Sindicato do Coméricio e Serviços do Distrito de Beja e do Sindicato da Função Pública do Sul e Açores.
Na área associativa, é Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Beja e da Federação Distrital de Bombeiros, pertencendo ao Concelho Regional Nacional dos Bombeiros.
Presidente da Assembleia Geral da Cooperativa de Produção e Consumo Proletário Alentejano de Beja e Presidente da Assembleia Geral da Casa do Povo de Beringel.
Membro da Comissão Concelhia e da Direcção da Organização de Beja.
Foi vereador da Câmara Municipal de Beja.
BragaCandidatos
Agostinho Lopes AGOSTINHO LOPES — 54 anos
Membro da Comissão Política do PCP.
Natural de Guidões, concelho de Trofa.
É licenciado em engenharia química industrial pela Faculdade de Engenharia do Porto e foi dirigente do Movimento Estudantil nessa Faculdade em 1968/69 e 1969/70.
Foi professor do ensino secundário nos anos lectivos de 1970/71, 1971/72 e 1973/74 no Barreiro e em Fafe. Participou, ainda, na constituição e desenvolvimento dos Grupos de Estudo dos Professores do Ensino Secundário (GEPDES), tendo publicado, em 1972, o livro «A política de mão-de-obra barata do Ministério da Educação Nacional».
Participou no Movimento Democrático contra a ditadura fascista. Aderiu ao PCP em 1968.
De 1975 a 1979 é membro da Direcção da Organização Regional do Norte do PCP, período em que teve a responsabilidade do trabalho junto dos Pequenos e Médios Agricultores. Entre 1980 e 1988 é responsável pela Direcção da Organização Regional de Trás-os-Montes.
Agostinho Lopes foi eleito membro do Comité Central no IX Congresso e Congressos seguintes, tendo sido eleito, após o XIV Congresso, para o Secretariado e Comissão Política.
Tem na direcção do PCP a responsabilidade do Gabinete do Parlamento Europeu e da Área dos Assuntos Económicos, em particular dos Sectores da Agricultura, dos Pequenos e Médios Empresários e do Movimento Cooperativo.
Foi candidato à Assembleia Constituinte pelo círculo do Porto e candidato à Assembleia da República pelos círculos de Bragança, em 1976, e de Vila Real, em 1979, 1980, 1983, 1985 e 1987.
Foi membro da Assembleia Municipal de Vila Real de 1979 a 1988, candidato à Assembleia da República nas eleições de 6 de Outubro de 1991 pelo círculo de Santarém e eleito deputado. Em 1995, foi candidato à Assembleia da República pelo círculo de Vila Real.
BragançaCandidatos
Lídio Alberto Correia LÍDIO ALBERTO CORREIA — 53 anos.
Funcionário da Segurança Social.
Natural da Portela, freguesia de Gondosende.
É membro do PCP desde 1977 e membro da Direcção da Organização Regional de Trás-os-Montes e Alto Douro.
É eleito na Assembleia Municipal de Bragança.
É dirigente do Sindicato da Função Pública do Norte e membro da União dos Sindicatos de Bragança e Presidente da Associação de Pais de escola C+S Paulo Quintela.

Castelo BrancoCandidatos
Luís Pereira Garra LUÍS PEREIRA GARRA — 42 anos.
Operário têxtil, é natural da freguesia de Sta. Maria, Manteigas, reside actualmente na freguesia de Vila de Carvalho. Em 1978 foi eleito para a direcção do Sindicato dos Lanifícios (hoje Sindicato dos Têxteis da Beira Baixa), em 1981 é eleito vice-presidente e em 1984 passou a exercer as funções de Presidente de Direcção.
Em 1979 é eleito como coordenador da União dos Sindicatos de Castelo Branco, função que ainda hoje desempenha, e em 1983 para a Direcção da CGTP-IN, cujo Conselho Nacional integra actualmente.
É membro do Comité Central do PCP, da Direcção da Organização Regional de Castelo Branco e da Comissão Concelhia da Covilhã.
Para além destas responsabilidades partidárias, é ainda, desde 1983, eleito do PCP na Assembleia Municipal da Covilhã, tendo sido num dos mandatos Presidente da Assembleia de Freguesia de Vila de Carvalho e, nas eleições legislativas de 1991, cabeça de lista da CDU por Castelo Branco.
CoimbraCandidatos
Mário Oliveira Nogueira MÁRIO OLIVEIRA NOGUEIRA — 41 anos.
Natural de Tomar.
Membro do PCP.
Professor do 1º Ciclo do Ensino Básico em Coimbra, onde reside há 24 anos.
Coordenador do Sindicato dos Professores da Região Centro.
Membro do Conselho Nacional e do Secretariado Nacional da FENPROF.
Integra o Conselho Nacional da CGTP-IN e a sua Comissão de Educação.
Membro do «Bureau Exécutif» do Comité Sindical Europeu de Educação de Educação e do Comité Regional Europeu da Internacional da Educação.
Dirige a revista «Região Centro Informação».
ÉvoraCandidatos
Lino António Marques de Carvalho LINO ANTÓNIO MARQUES DE CARVALHO — 52 anos
Membro do Comité Central e da Direcção da Organização Regional de Évora do PCP. É membro da Assembleia Municipal de Évora.
Deputado à Assembleia da República, Lino de Carvalho é Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PCP e membro das Comissões parlamentares de Economia e de Agricultura.
É ainda membro da Delegação Parlamentar do Conselho da Europa e à Assembleia da União da Europa Ocidental.
FaroCandidatos
Carlos Luís Figueira CARLOS LUÍS FIGUEIRA — 54 anos.
Membro do PCP desde 1964 e funcionário do Partido desde 1968.
Entre 1964 e 1967, desenvolveu a sua actividade política na Bélgica, tendo, a partir de 1968 e até ao 25 de Abril, passado a exercer a sua actividade no interior do nosso País, como quadro clandestino.
É membro da Comissão Política do Comité Central do PCP e responsável pela Organização Regional do Algarve, coordenando os Grupos de Trabalho junto do Comité Central para as questões do Turismo e das Pescas.
É, ainda, membro da Assembleia Municipal de Faro e foi candidato à Assembleia da República em sucessivas eleições.
GuardaCandidatos
Luísa Araújo LUÍSA ARAÚJO — 51 anos.
Membro do PCP desde 1971 e do Comité Central desde 1979.
Membro da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central.
Entre 1974 e 1983 pertenceu à Direcção da Organização Regional de Setúbal.
No PCP tem assumido a responsabilidade da intervenção em várias áreas sectoriais, designadamente na área da Igualdade, dos Direitos das Mulheres e da Intervenção no Movimento Feminino, intervindo neste âmbito em diversos seminários e conferências. Foi responsável pela edição de várias publicações do PCP.
Actualmente é responsável pelas questões da infância e pela área da Juventude.
LeiriaCandidatos
Rogério Manuel Madeira Raimundo ROGÉRIO MANUEL MADEIRA RAIMUNDO — 48 anos.
Professor de Matemática, exercendo a profissão, na maior parte do tempo, na Escola Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça.
É membro da Direcção da Organização Regional de Leiria do PCP.
Exerceu e desenvolveu actividade sindical durante 20 anos, quer como delegado quer como dirigente sindical, tendo sido, nomeadamente, coordenador do Executivo Distrital de Leiria do Sindicato dos Professores da Região Centro.
Foi, durante 24 anos, membro dos Corpos Gerentes do centro Cénico e bem Estar Social da Cela, Alcobaça, uma colectividade exemplar no desenvolvimento de actividades nas áreas da cultura, do desporto, do recreio e do social.
É membro do Conselho Distrital de Leiria da UIPSS, do Conselho Geral da Federação Portuguesa das Colectividades de Cultura e Recreio e da Direcção da Nova União das Colectividades do Concelho de Alcobaça.
Foi eleito para a Assembleia de Freguesia da Cela, para a Assembleia Municipal de Alcobaça e actualmente exerce as funções de vereador da CDU na Câmara Municipal de Alcobaça.
LisboaCandidatos
6 Mandatos
Carlos Carvalhas CARLOS CARVALHAS — 56 anos.
Economista.
Foi, após o 25 de Abril, Secretário de Estado do Trabalho em cinco governos provisórios e Vice-Presidente do Conselho Nacional do Plano.
Foi deputado do Parlamento Europeu e deputado no Conselho da Europa, onde presidiu ao Grupo Comunista, e, ainda, candidato do PCP à Presidência da República em 1990.
Para além de secretário-geral do PCP, Carlos Carvalhas é actualmente deputado à Assembleia da República e membro do Conselho de Estado.
PortalegreCandidatos
Joaquim Miranda JOAQUIM MIRANDA — 48 anos.
Licenciado em Economia.
Deputado no Parlamento Europeu desde 1986.
Presidente da Comissão de Desenvolvimento e Cooperação do Parlamento Europeu.
Membro da Direcção da Organização Regional de Portalegre e do Comité Central do PCP.
Foi membro da Assembleia Municipal e vereador da Câmara Municipal, função que de novo exerce.
Desempenhou as funções de deputado à Assembleia da República entre 1980 1986.
Presidiu ao Grupo Coligação de Esquerda, tendo sido o único portugu~es que, até ao momento, integrou a Conferência de Presidentes do Parlamento Europeu, e foi vice-Presidente do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Verde Nórdica e membro titular das Comissões de Agricultura, de Orçamentos e de Controlo Orçamental.
Foi promotor da «Embaixada do Alentejo ao Parlamento Europeu».
Esteve como observador nas últimas eleições presidenciais na Rússia e foi relator do PE para o orçamento de 96 da UE.
PortoCandidatos
2 Mandatos
João Amaral JOÃO AMARAL — 55 anos.
Licenciado em Direito.
Vice-Presidente da A.R..
Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PCP.
Membro do Comité Central do PCP.
SantarémCandidatos
1 Mandato
Maria Luísa Raimundo Mesquita MARIA LUÍSA RAIMUNDO MESQUITA — 50 anos.
Professora. Licenciada em Filologia Românica.
Membro do PCP.
Deputada na Assembleia da República de 1983 a 1985 e de 1995 a 1999.
Eleita na Assembleia Municipal de Santarém.
Nesta última lesgislatura, foi vice-presidente da Comissão para a Paridade e Igualdade de Oportunidades e membro da Comissaão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura.
SetúbalCandidatos
5 Mandatos
Octávio Teixeira OCTÁVIO TEIXEIRA — 54 anos.
Economista, membro da Comissão Política do PCP, deputado à Assembleia da República e presidente do Grupo Parlamentar do PCP, é militante do PCP desde 1974.
Viana do CasteloCandidatos
João Pereira Duarte JOÃO PEREIRA DUARTE — 45 anos.
Licenciado em Direito.
Membro da Direcção da Organização Regional de Viana do castelo, da Direcção Inter-Regional do Norte e do Comité Central do PCP.
Integrou a lista de candidatos da CDU à Assembleia da República em 1991 e à Câmara Municipal de Viana do Castelo em 1997.
Vila RealCandidatos
Virgílio Cardoso Alves VIRGÍLIO CARDOSO ALVES — 50 anos.
Natural da freguesia de Santa Valha, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real.
Professor universitário, é membro da Assembleia e do Senado da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Secretário da Comissão Permanente do Concelho Científico. Membro fundador e actual Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação dos Criadores do Maronês e do Conselho Agrícola de Vila Real, pertence ainda aos Corpos Sociais do Sindicato dos Professores do Norte.
Virgílio Cardoso Alves é militante do PCP desde 1974, tendo sido candidato às várias eleições (Assembleia Constituinte, Assembleia da República, Parlamento Europeu e Autarquias) e é membro da Direcção da Organização de Vila Real e da Direcção da Organização de Trás-os-Montes.
ViseuCandidatos
Francisco Manuel de Almeida FRANCISCO MANUEL DE ALMEIDA — 40 anos.
Natural de Campia, concelho de Vouzela. Professor.
Membro da Direcção da Organização Regional de Viseu.
Membro da Direcção do Sindicato dos Professores da Região Centro, do Conselho Nacional da FENPROF e da Direcção da PROF (Associação de Professores de Viseu).
Dinamizador do Movimento que promoveu a petição «Pela Criação da Universidade Pública de Viseu».
AçoresCandidatos
Mário Abrantes MÁRIO ABRANTES — 49 anos.
Engenheiro Silvicultor.
Eleito na Assembleia Municipal de Ponta Delgada.
Membro do Secretariado da Direcção Regional dos Açores e do Comité Central do PCP.
MadeiraCandidatos
Marco Gonçalves MARCO GONÇALVES — 25 anos.
Advogado. Independente proposto pelo PCP.
EuropaCandidatos
Manuel Beja MANUEL BEJA — 54 anos.
Emigrou para a Suíça em 1972, reside em Zurique. É membro do PCP.
Coordenador da secção local (Suíça) do Conselho das Comunidades Portuguesas.
Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Zurique.
Membro da Direcção da Comissão Cantonal de Zurique para os problemas dos estrangeiros, e apoiante do comité pelos direitos políticos dos emigrantes em Zurique.
Secretário nacional responsável da mão-de-obra portuguesa no sindicato SIB (Sindicato da Construção e Industria), e membro da comissão nacional de estrangeiros da USS (União dos Sindicatos Suíços).
Através da sua intervenção nos movimentos democráticos, participou em Portugal, antes do 25 de Abril, na luta contra o regime fascista.
Foi candidato pela CDU nas eleições legislativas em 1995.
Fora da EuropaCandidatos
Davide Raimundo Quintans DAVIDE RAIMUNDO QUINTANS — 53 anos.
Natural do Torrão (Alcácer do Sal).
Realizador de cinema.
Independente proposto pelo PCP.
É membro do Conselho das Comunidades Portuguesas pelo Circulo do Brasil, aonde se encontra desde 1978.
Foi aluno do Estúdio Universitário de Cinema Experimental de Lisboa, trabalhou, como realizador, produtor e ainda como actor em Portugal, em Espanha, em França, na Alemanha, novamente em Portugal e depois no Brasil, (aonde se encontra actualmente). Obteve diversos prémios nos festivais internacionais de Havana, Cartagena, Troia, Brasília, Gramado e outros. Actualmente prepara uma série de cinco documentários sobre a "Colónia do Sacramento", série aprovada pela Comissão Nacional para as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil.