Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Apoios às MPME do comércio no âmbito da digitalização e do comércio electrónico

Numa reunião recente com a Associação Comercial Braga, tive oportunidade de discutir alguns desafios associados à digitalização e ao comércio electrónico, do ponto de vista dos pequenos e médios empresários, tendo sido mencionadas dificuldades como a falta de qualificações, as necessidades de formação dos empresários e dos trabalhadores, o carácter altamente concorrencial do comércio electrónico, com forte concorrência do espaço extra-UE, as dificuldades de diferenciação, entre outras.

Solicito à Comissão Europeia que me informe sobre que apoios da UE podem ser mobilizados para apoiar os micro, pequenos e médios empresários, nomeadamente do sector do comércio, nesta frente, tendo em conta as dificuldades supramencionadas.

Que apoios podem ser mobilizados no sentido de desenvolver um “marketplace” que assegure oportunidades de acesso a novos mercados, num quadro marcado pela forte concorrência internacional?

• União Europeia
  • Perguntas