Pergunta à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Apoios do FEAMP aos trabalhadores de terra em caso de paragem das embarcações

Num contacto recente com trabalhadores do sector das pescas, constatei que vários trabalhadores que desenvolvem a sua actividade em terra (preparação das artes, reparação de redes, etc.) estão excluídos dos apoios financiados pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) em situações de paragem biológica. Estes apoios, apesar de insuficientes, têm vindo a adquirir importância particular no caso da pesca do cerco, em função das sucessivas paragens na pesca da sardinha - sublinhe-se, a principal fonte de rendimento do sector.
Esta exclusão afigura-se injusta, na medida em que estes trabalhadores estão tão dependentes da actividade da pesca quanto os que desenvolvem a sua actividade no mar, nomeadamente no que se refere aos seus rendimentos. Sendo a compensação atribuída por paragem das embarcações e estando os trabalhadores de terra (tal como os de mar) involuntariamente impedidos de trabalhar sempre que as embarcações param, então todos os trabalhadores - de mar e de terra - deveriam ser elegíveis para efeitos dos apoios do FEAMP à cessação temporária da acitvidade.

Pergunto:
- Está a par desta situação? Que circunstâncias a justificam?
- Está disponível para reparar esta injustiça, permitindo que apoios do FEAMP em caso de cessação temporária da actividade possam beneficiar também os trabalhadores de terra que ficam sem rendimentos?

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu