Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu

Apoio à modernização da Linha do Oeste

Em Portugal, a Linha do Oeste constitui um eixo ferroviário estratégico, potencialmente estruturante dos sistemas de mobilidade e logística, com impactos muito relevantes e positivos no plano económico, social e ambiental.
No entanto, a linha do Oeste foi, desde 1990, alvo de uma constante degradação da qualidade do serviço de transporte.
Em 2016, após sucessivos projetos de modernização nunca levados à prática, foi tornado público um novo projeto de intervenção nesta Linha, porém apenas parcial, a ser concretizado até ao terceiro trimestre de 2020, englobado no Plano Estratégico de Investimentos em Infraestruturas em Ferrovia – 2020.
Mas, impõe-se a modernização da totalidade da Linha do Oeste. Só assim poderão ser aproveitadas todas as suas potencialidades enquanto linha de características simultaneamente inter-regionais, regionais e suburbanas.

Pergunto:
Que programas e medidas podem apoiar a modernização da totalidade da linha, envolvendo os troços a Sul e a Norte das Caldas da Rainha, no quadro da necessária reanálise do Plano Estratégico de Investimentos em Infraestruturas em Ferrovia – 2020, e incluindo ainda a preparação para a substituição do material circulante, com a adoção da tração elétrica, a reabertura de estações e a instalação de um sistema de informação eletrónica de horários e eventuais alterações de serviço em todas as estações e apeadeiros?

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu