Pergunta Escrita à Comissão Europeia de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Apoio aos jovens agricultores

O número total de agricultores na UE baixou rapidamente na última década, tendo passado de 14,5 milhões em 2005 para 10,7 milhões em 2013. O número de jovens agricultores diminuiu de 3,3 milhões para 2,3 milhões no mesmo período. A percentagem de jovens agricultores encontra-se a um nível ligeiramente superior a 20%. No entanto, existem diferenças significativas entre os Estados-Membros.

De acordo com uma auditoria recente do Tribunal de Contas Europeu, os apoios da UE aos jovens agricultores são, demasiadas vezes, mal definidos, sem que estejam especificados os resultados e o impacto. Os auditores defendem que o apoio deve ser mais orientado para conseguir promover uma renovação das gerações eficaz. Seja no primeiro como no segundo pilar, não existe uma estratégia específica que vise responder às necessidades prementes dos jovens agricultores, havendo em muitas situações em que o orçamento esgota antes que o jovens tenho possibilidade de concorrer.

Pergunto à Comissão Europeia como avalia este relatório e que medida pensa colocar em prática para responder à necessidade de uma maior renovação no setor da agricultura.

  • União Europeia
  • Perguntas
  • Parlamento Europeu