Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Apelo comum para as eleições para o Parlamento Europeu «Por uma Europa dos trabalhadores e dos povos»

O Partido Comunista Português e outros partidos comunistas, progressistas e de esquerda lançam Apelo comum para as eleições para o Parlamento Europeu sob o lema «Por uma Europa dos trabalhadores e dos povos».

Esta iniciativa, que dá continuidade aos Apelos comuns para as eleições do Parlamento Europeu desde 1999, constitui um importante momento de convergência, para o qual o PCP deu um importante contributo, na afirmação da possibilidade e da necessidade de uma ruptura com as políticas da União Europeia – com o neoliberalismo, com o militarismo e com a concentração e centralização do poder no seu directório de grandes potências – e de um outro rumo para a Europa que ponha os trabalhadores e os povos, e não os grandes interesses económicos e financeiros, no centro das políticas.

O processo dos Apelos comuns tem igualmente contribuido para a afirmação e continuidade do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia / Esquerda Verde Nórdica (EUE/EVN) do Parlamento Europeu como um espaço confederal de cooperação, que dê voz às lutas dos trabalhadores e dos povos, afirme uma clara alternativa às políticas da direita e da social-democracia e reforce a luta por uma Europa de cooperação entre Estados soberanos e iguais em direitos, de progresso social e de paz.

O Apelo comum foi suscrito até ao momento pelas seguintes forças políticas: Partido Comunista Português, Partido Comunista Alemão, A Esquerda (Alemanha), Partido Comunista da Áustria, Partido do Trabalho da Bélgica, Partido Comunista da Boémia e Morávia (República Checa), Partido Progressista do Povo Trabalhador (Chipre), Partido Comunista da Dinamarca, Partido Comunista na Dinamarca, Partido Comunista de Espanha, Esquerda Unida (Espanha), Esquerda Unida e Alternativa (Espanha), Anova Irmandade Nacionalista (Espanha), Comunistas da Catalunha, Partido Comunista da Finlândia, Partido Comunista Francês, Partido Comunista Italiano, Partido da Refundação Comunista - Esquerda Europeia (Itália), Partido Comunista do Luxemburgo e Partido Comunista de Malta.

O PCP considera que as eleições para o Parlamento Europeu constituem uma importante oportunidade para, através do reforço da CDU, afirmar a necessidade e a possibilidade de uma ruptura com o rumo de desigualdade, dependência e abdicação nacional imposto ao País e ao povo português, e de abrir caminho a uma alternativa patriótica e de esquerda que enfrente a submissão ao Euro e às imposições da União Europeia e recupere para Portugal os instrumentos necessários ao seu desenvolvimento soberano – este é maior contributo que o povo português pode dar para uma Europa de cooperação, de progresso social e de paz.

• União Europeia
  • Central