Intervenção de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Alterações a vários regulamentos no domínio da agricultura e do desenvolvimento rural

Este regulamento Omnibus representa uma oportunidade perdida para corrigir os erros do passado que estiveram na base de um período de instabilidade sem precedentes e que tem levado milhares de agricultores a falência.

Não deixando de assinalar alguns aspetos positivos designadamente na elegibilidade de áreas para efeitos de pagamento único, nos apoios aos jovens agricultores ou ainda ao reforço das OPPs, a verdade é que esta revisão passa ao lado dos grandes problemas que afetam a vida dos agricultores que continuam a não receber o preço justo pela sua produção.

Pior, esta revisão aprofunda aspetos profundamente negativos como sejam os seguros ao rendimento ou a lógica dos instrumentos financeiros e cria mais dificuldades às ajudas ligadas.

Pela nossa parte não nos conformamos com a morte lenta do mundo rural. Continuamos a acreditar num modelo agrícola sustentável e assente na pequena e média agricultura familiar. Mas este modelo só será viável com outra política e provavelmente com outra União Europeia.

>
  • União Europeia
  • Intervenções
  • Parlamento Europeu

Partilhar