Declaração de voto de Miguel Viegas no Parlamento Europeu

Agenda da UE para as zonas rurais, montanhosas e isoladas

Acompanhamos naturalmente muitas das considerações que constam nesta resolução.

Em Portugal, a situação vivida recentemente com os incêndios constitui a prova mais evidente do fracasso completa das políticas de coesão da União Europeia que promoveram o abandono das zonas rurais e a concentração das atividades económicas nas grandes cidades do litoral.

A anemia social e económica das zonas montanhosas e rurais resulta de uma opção política e ideológica que remete para as forças do mercado a resolução de todos os problemas. O próximo quadro financeiro plurianual, ao cortar na coesão e na PAC e ao aumentar a política de segurança e defesa, concretiza esta opção desastrosa que irá acentuar ainda mais a divergência e as assimetrias.

Não é apenas a política de coesão que está aqui em causa. Para inverter o declínio das zonas rurais e de montanha, importa romper com os constrangimentos do euro e com as políticas europeias do mercado único destinadas a servir os interesses das grandes multinacionais em detrimento da produção nacional, dos nossos agricultores e das nossas PMEs.

• União Europeia
  • Declarações de Voto