Sobre a convocação de uma concentração promovida pela Frente Nacional
Nota do Gabinete de Imprensa do PCP
18 de Agosto de 2005

1. Face ao anúncio público da convocação de uma concentração promovida pela Frente Nacional, a realizar amanhã em Lisboa, com o objectivo expresso de “homenagem a Rudolf Hess”, braço direito de Hitler e comandante do tristemente célebre campo de concentração de Auschwitz, o PCP manifesta a sua mais profunda repulsa e indignação.

2. Como teve ocasião de afirmar aquando da manifestação do Martim Moniz, o PCP considera que a Constituição da República é clara quanto à proibição de actividades de natureza nazi-fascista.

3. O PCP considera ainda, que não basta o anúncio de medidas de acompanhamento à referida “concentração” por parte das forças policiais. Ninguém pode ficar indiferente! O PCP exige do governo e dos poderes públicos sobretudo acções que façam cumprir os preceitos Constitucionais.

4. O PCP manifesta igualmente, e mais uma vez, a estranheza pela inacção dos poderes públicos face a sítios na Internet e a estruturas difusoras de ideais fascistas, racistas e xenófobos, em clara afronta com os valores e princípios constitucionais, em desafio claro ao regime democrático instaurado com a Revolução de Abril e uma afronta à memória dos milhares de homens e mulheres que sofreram os horrores do nazi-fascismo.