Espaço Central

O Pavilhão Central é o espaço eminentemente político da Festa. É nesta vasta área que os visitantes da Festa poderão encontrar as grandes exposições políticas e temáticas e participar nos diversos debates que aí se realizam.

Exposições
O destaque nesta área vai para a exposição que assinala o 60.º Aniversário da derrota do nazi-fascismo, sob o lema “Comemorar a vitória, Lutar pela Paz”. Seis décadas volvidas sobre o final da guerra que deixou a Europa em ruínas, ensanguentada por milhões de mortos e horrorizada pelos crimes nazis, prestamos homenagem a todos os que lutaram e aos milhões que perderam a vida para libertar a humanidade do pesadelo nazi-fascista.

Outra área de exposição é dedicada ao Poder Local Democrático. “CDU nas autarquias, um projecto diferente” tem como objectivo dar a conhecer o projecto autárquico do PCP, resultado de uma acção de características distintivas, afirmado e desenvolvido ao longo de quase três décadas e que a CDU exprime e concretiza.

CDU nas autarquias
Um projecto com futuro

CDU, uma voz indispensável na defesa dos interesses das populações, uma presença que deu corpo a causas e aspirações locais e assegurou uma presença crítica, exigente e construtiva para garantir uma gestão transparente e eficaz em todas as autarquias onde, mesmo em minoria, se encontre presente.

CDU – Trabalho feito, obra realizada, provas dadas. Três décadas de intervenção: na defesa intransigente do Poder Local e da sua autonomia., enquanto componente essencial do sistema de poder emergente do 25 de Abril; na afirmação da origem e da natureza democrática e representativa dos seus órgãos e da colegialidade, da fiscalização e do controlo democrático do seu funcionamento; na inovação e criatividade postos na gestão e nas soluções.

A exposição política será apresentada sob o lema “Basta de sacrifícios para os mesmos de sempre. Portugal precisa de uma nova política e de uma mudança a sério”.
Num tempo em que o Governo PS, num novo, violento e injusto ataque aos trabalhadores, impõe mais sacrifícios ao povo português, em nome da situação das contas públicas, o PCP reafirma que é necessária uma nova política que potencie o crescimento e o desenvolvimento económicos, que proteja a produção nacional, que combata o desemprego, que aposte na criação de emprego com direitos e que valorize os salários e pensões como factor de justiça social e de alargamento do mercado interno.

Na área dedicada à actividade partidária, teremos uma exposição intitulada “PCP mais forte para uma mudança a sério”, onde se dará destaque aos desafios que se colocam ao PCP para prosseguir a luta pelos seus objectivos e pela concretização do seu projecto.

Destacamos ainda dois painéis evocativos de Vasco Gonçalves e Álvaro Cunhal, figuras emblemáticas da luta pela democracia em Portugal, recentemente falecidos.

Auditório de Vídeo
Neste espaço o visitante da Festa poderá assistir a uma programação de vídeo dedicada à temática da 2ª Guerra Mundial, da qual se destaca a exibição de “A vida é bela”, de Roberto Benigni e “O grande ditador”, de Charles Chaplin. Será também exibido o filme “Cinco Dias, Cinco Noites”, de Fonseca e Costa, numa adaptação do romance homónimo de Manuel Tiago (pseudónimo de Álvaro Cunhal).

Debates
O Pavilhão Central integra o principal centro de discussão da Festa. É no Fórum e no espaço “À conversa com...” que se realizam uma série de debates e colóquios sobre variados temas da actualidade política (Ver programa de debates)

A imprensa do Partido
Neste espaço há lugar reservado para a imprensa do Partido, onde o Avante! e o Militante são referências incontornáveis, marcando presença com uma exposição. Como todos os anos, também está instalado o prelo, no qual se imprimia clandestinamente o Avante!, o Órgão Central do PCP, durante os tempos da repressão fascista.

Junta a tua à nossa voz
Este será um espaço de contacto com os membros do Partido e onde os visitantes podem obter esclarecimentos sobre o PCP e ali mesmo preencher a sua ficha de inscrição no Partido. Destacamos aqui a campanha de recrutamento em curso, que tem como objectivo a inscrição de 2500 novos militantes ate Março de 2006, mês em que se assinala o 85º aniversário do PCP.

Espaço Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's)
Este espaço tem garantida a sua presença, pelo segundo ano, no Pavilhão Central da Festa do «Avante!». O papel das TIC's como factor de desenvolvimento local; a importância da Internet como meio colaborativo, alternativo e revolucionário de comunicação; e a problemática das patentes de software como atraso tecnológico são os temas da exposição que estará patente neste espaço.

Durante os três dias decorrerão workshops de demonstração, instalação e utilização para adultos e crianças de software livre.Serão ainda editados dois cd's: a versão 2.0 do Komunix, uma distribuição baseada no sistema operativo livre Linux e o alterCD uma distribuição que inclui aplicações de software livre, textos e iniciativas do PCP nesta área.

Rádio Comunic
A Comunic, a Rádio do PCP na Internet que todas as quintas-feiras, entre as 15 e as 18 horas, é ouvida em www.comunic.pcp.pt, é uma aposta do PCP numa nova forma de comunicação em que se pretende dar a conhecer o passado, o presente e a desafiar o futuro. A Comunic dá um grande destaque à entrevista e à reportagem, dando cobertura às propostas e à acção do PCP, ao mesmo tempo que aborda temas da actualidade, de natureza política, social, cultural. Como não podia deixar de ser, durante os últimos meses tem vindo a cobrir todos os aspectos da preparação de mais uma edição da Festa do ”Avante!” e por isso também estará presente durante os dias da Festa, com um estúdio montado em pleno Pavilhão Central. Será a partir daí que vai emitir durante os três dias da Festa, duas horas diárias, para além de fazer também a transmissão em directo do Comício de Encerramento.

Café d’Amizade
É já um ponto obrigatório neste Pavilhão. Com a qualidade de sempre, o convívio e o ambiente agradável distinguem o “Café d’Amizade”, que oferece aos visitantes um diversificado serviço de bar.

Loja da Festa
Neste espaço o visitante pode adquirir diversas recordações da Festa e vários materiais editados pelo PCP, como CD’s com o “Avante Camarada e Internacional” e com a “Carvalhesa”, DVD’s, cassetes de vídeos, t-shirt’s, pin’s e emblemas.

Destaques na Loja da Festa:

• serigrafia do painel do CT Soeiro Pereira Gomes;
  • relógio de pulso com a imagem de Che Guevara
  • pin com a imagem de Che Guevara,
  • t-shirt’s para crianças;
  • colecção de t-shirt’s com desenhos de Álvaro Cunhal

Bienal de Artes Plásticas

Este ano realiza-se a XIV Bienal de Artes Plásticas na Festa do «Avante!» 2005 -Regulamento em PDF
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A BIENAL DE ARTES PLÁSTICAS