Telectu
com convidados: Chris Cutler, Jac Berrocal e Tom Chant

Duo musical constituído por Jorge *Lima Barreto e Vitor *Rua, formado em1982 na III Bienal de Vila Nova de Cerveira. No mesmo ano editou o álbum "Ctu Telectu", numa formação heterodoxa de piano, órgão electrónico, cravo, sintetizador, guitarras eléctricas baixo e solo, guitarra portuguesa bateria e voz. Desde cedo, a prática musical do duo foi orientada por um programa de experimentação de diferentes soluções interpretativas e composicionais, a par de uma rara actualização tecnológica; este cariz experimental levou a que essencialmente interpretasse as suas composições, com excepção de peças conceptuais como as "Vexations" de E. Satie e, as "Compositions 1960" e "X for Henry Flint" de La Monte Young,1982. Telectu criou partituras gráficas, tablaturas, gravou discos e produziu vídeos apresentando inovações instrumentais e dispositivos de ponta, como o e-bow, o sampler, o stick chapman, controladores digitais de sopro, corda e percussão, o DAT, a workstation, a wavestation, o EWI, o sound sistem digital, processadores, sequenciadores e uma extravagante parafernália de instrumentos tradicionais e inventados por Vítor Rua.

Telectu convida frequentemente músicos estrangeiros de primeiro plano no movimento estético congénere (e.g. os saxofonistas, clarinetistas ou sopradores, Evan Parker, T. Hodgkinson, J. Butcher, L. Sclavis, D. Kientzy; os trompetistas J. Berrocal, H. Robertson; os trombonistas G. Schiaffini, Paul Rutherford; os bateristas C. Cutler, Sunny Murray, B. Altschul, P. Lytton, E. Prévost, G. Hemingway; o polinstrumentista Elliott Sharp; os criadores de electronic live Ikue Mori, Reina Portuondo; e.a.) cujas parcerias resultaram na edição esporádica de fonogramas.

telectu@netcabo.pt