30 anos de Abril
Sinfonietta de Lisboa

Fundada em 1995, a Sinfonietta de Lisboa tem como base 28 instrumentistas de corda, podendo integrar sopros ou outros instrumentos de acordo com as exigências dos programas a executar. Apresentar-se-á na Festa do «Avante!» com uma formação de 45 instrumentistas. A sua direcção está a cargo de Vasco Pearce de Azevedo (Maestro Titular) e António Lourenço ( Maestro Adjunto). A Sinfonietta de Lisboa realizou já numerosos concertos, tendo-se apresentado em Lisboa, no Centro cultural de Belém e no Centro de Arte Moderna da Fundação Caloust Gulbenkian; no porto, no Teatro Rivoli; e ainda em vários concelhos do país. Nestes concertos tem interpretado obras de diversos compositores desde o período barroco até ao séc. XX.

Um dos objectivos principais da Sinfonietta de Lisboa enquanto membro da Associação Musical Ricercare, é o da divulgação de música do séc. XX, em particular de compositores portugueses contemporâneos. É neste contexto que se inserem as várias estréias absolutas que têm vindo a ser realizadas de obras encomendadas a compositores como Eurico Carrapatoso, Bernardo Sassetti, Sérgio Azevedo, Carlos Fernandes, Vasco Pearce de Azevedo, Carlos Caíres, Pedro Faria Gomes e Ivan Moody.

São ainda de realçar algumas primeiras audições em Portugal efectuadas pela Sinfonietta de Lisboa de obras de compositores do séc. XX tais como, Alexandre Delgado, Eugénio Rodrigues e Luís Tinoco.

Depois do lançamento da etiqueta La Mà de Guido, em Março de 2002, do CD Leonoreta, inteiramente preenchido com obras para orquestra de cordas de Eurico Carrapatoso, a Sinfonietta de Lisboa encontra-se neste momento a preparar a edição do seu segundo CD dedicado à música portuguesa contemporânea para cordas. Este trabalho é preenchido com obras de Alexandre Delgado, Sérgio Azevedo, Eugénio Rodrigues e Vasco Pearce de Azevedo.