30 anos de Abril
José Eduardo Conceição e Silva
com: Marc Miralta, Jesús Santandreu e Jack Walrath

«A Jazar no Zeca Afonso»

Contrabaixista, pianista, director de orquestra e pedagogo, José Eduardo Conceição e Silva tem o curso do Conservatório Nacional de Lisboa, variante instrumental contrabaixo, 6º ano com a classificação de 18 valores e a frequência de curso de Arquitectura da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa.

Em 1979 fundou e dirigiu a Escola de Jazz do Hot Club de Portugal e em 1983 foi nomeado director pedagógico do "Taller de Músics de Barcelona", cargo que exerce até 1990. Entre 1986 e 1991 protagoniza diversos “workshops” e masterclasses” encomendados pelo ACARTE (Fundação Gulbenkian), de um desses “workshops” surgindo a “Big Band do Hot Clube de Portugal”.

A partir de 1990 dirige os seus grupos "Zé Eduardo Unit" e "Zé Eduardo & Companhia da Música Imaginária" , também tocando e gravando com solistas como Art Farmer, Harold Land, Steve Lacy, Kenny Wheeler

Em Novembro de 2001 e integrado nas actividades do “Porto 2001”, Capital Europeia da Cultura, é convidado a dirigir a Orquestra que interpretou –pela primeira vez- 10 obras inéditas encomendadas pela Cidade Invicta a 10 prestigiados compositores nacionais.

Em 2002, numa produção do Cine Clube de Faro, edita o CD “A Jazzar no Cinema Português”, considerado por parte da crítica como o melhor CD de Jazz nacional desse ano.

Durante 2003 desenvolve uma intensa actividade artística e pedagógica, tendo actuado em diversos festivais e concertos, leccionado em Valência e Punta Umbria (Espanha). Como Presidente da Associação Grémio das Músicas organiza em Tavira o 2º Workshop “Algarve em Jazz” com a presença de sete professores norte-americanos e cerca de 90 alunos oriundos de toda a Península. Em Novembro, à frente do seu “Unit” participa no Festival de Jazz de Macau (para o qual é convidado como executante e director artístico) e no Festival “Atlantic Waves”, em Londres. Sob a direcção do cineasta Pedro Sena Nunes filma, na Meia-Praia (Lagos), o primeiro video-clip de Jazz português, estreado em Outubro na Cinemateca Nacional.

Em Setembro de 2004 lançará na Festa do «Avante!» lançará o CD “A Jazzar no Zeca Afonso” para a etiqueta “Clean Feed/Trem Azul”.

Acompanham José Eduardo três instrumentistas de confirmada carreira internacional na área do jazz: o baterista catalão Marc Miralta, o saxofonista valenciano Jesús Santandreu e o trompetista norte-americano Jack Walrath

www.gremiodasmusicas.org