30 anos de Abril
Coro Lopes-Graça da Academia de Amadores de Música

O Coro da Academia dos Amadores de Música foi constituído em 1945 por iniciativa do compositor e maestro Fernando Lopes-Graça no quadro da actividade do MUD Juvenil (fixa-se aliás a decisão da sua constituição numa reunião na sede do movimento, na Travessa da Trindade, em Lisboa).

A intensa actividade de intervenção política e cultural do Coro desenvolveu-se ao longo de mais de meio século enfrentando evidentemente as perseguições policiais e da censura até o 25 de Abril. O seu repertório é constituído exclusivamente por obras de Lopes-Graça compostas exclusivamente para interpretação coral, por vezes acompanhadas ao piano e que Viriato Camilo inventariou para o período entre 45 e 88 em 139 canções regionais portuguesas, 8 canções populares brasileiras e 55 das famosas Canções Heróicas, a maioria sobre poemas dos melhores poetas portugueses contemporâneos. O facto de ao ao longo do mesmo período terem passado pelo coro 338 elementos dá igualmente uma imagem da importância da sua actividade.

Após o falecimento de Fernando Lopes-Graça, em 1994, o Coro manteve a sua actividade adoptando em homenagem ao seu fundador a designação Coro Lopes Graça da Academia de Amadores de Música