Um mundo de tentações

Para quem ama a leitura, a Festa do Livro é uma verdadeira tentação, devido à grande diversidade e qualidade de títulos à disposição.

Numa área de 800 metros quadrados, mais de cem mil volumes estão à disposição dos leitores que, graças à Feira de Saldos, podem adquirir obras com descontos que podem ir até 70 por cento.

Diariamente, as sessões de autógrafos contarão com vários autores e alguns lançam as suas obras na Festa.

Este ano, destaca-se o lançamento do álbum «Ary dos Santos, o homem, o poeta, o publicitário». Trata-se de uma fotobiografia que assinala os 20 anos do desaparecimento do poeta da Revolução de Abril.

Também a suscitar grande espectativa está o lançamento de uma biografia em dois tomos, de uma das mais importantes figuras do século XX, Fidel Castro.

«Soma pouca» é um inédito de poesia de Carlos Aboim Inglêz, dirigente do PCP, prematuramente desaparecido.

O romancista angolano Luandino Vieira regressa com novos títulos á Festa do Avante: apresenta «Nosso musseque» e reedita «A vida verdadeira de Domingos Xavier».

A par destas estreias absolutas, o prémio Nóbel, José Saramago, Sophia de Melo Breyner Anderssen, Mário de Carvalho, Manuel da Fonseca, Daniel Sampaio, Mia Couto ou Germano Almeida terão as suas obras presentes, junto de centenas de outros criadores literários.

Como sempre, terá à disposição as obras filosófico-políticas de Marx, Engels e Lénine. Álvaro Cunhal e muitas outras edições e documentos do PCP, figuram também nas edições Avante!.

As crianças terão o seu espaço reservado onde podem manusear e ver os livros dedicados às suas idades. É o caso das histórias das colecções «Arco-iris» ou «4 ventos».

Alice Vieira com os «Contos e lendas de Macau» ilustrados por Alain Corbel, e vencedor do Prémio Nacional de Ilustração 2002, é uma proposta para todas as idades.

A literatura juvenil tem espaço privilegiado nesta Festa do livro.

Nas colecções «livros do dia e da noite» ou «bravo» não faltam obras que desafiam a curiosidade de qualquer leitor mais exigente.

A «colecção Aventura» apresenta o mais recente volume: «Uma aventura na ilha deserta».

Com tanta oferta, é difícil não cair em tentação.