ANIMAÇÃO EM MOVIMENTO

A Festa do Avante! não pára. A animação que dela advém, também não. Neste sentido, durante estes três dias, para além dos diversos palcos, a música irá desfilar por toda a Quinta da Atalaia.

A par das bandas que actuam no Palco Arraial, os alemães Schalmeienkapelle e os portugueses Tocá Rufar irão deliciar, com a sua boa música, as centenas de milhar de pessoas presentes no maior acontecimento de âmbito político/cultural, que se realiza em Portugal.

A música de combate

Os Schalmeienkapelle, banda alemã composta por quinze elementos, são conhecidos por tocarem canções do movimento operário germânico e internacional. No seu repertório contam-se, entre outras, «Bandiera Rossa», «We shall not be moved» e «A Internacional».

Os instrumentos utilizados pela banda foram desenvolvidos no início do século XX, com o objectivo de serem fáceis de tocar por qualquer pessoa, mesmo sem especial formação musical. Foi ao seu som que se desenrolaram na Alemanha muitas lutas políticas e culturais nas décadas de 20 e 30 do século passado.

Projecto inovador

Presentes nas últimas edições da Festa do Avante!, os Tocá Rufar são um projecto inovador, integrador de várias camadas juvenis, através da percussão. Deste grupo nasceram outras experiências musicais que começam agora a voar pelos próprios meios, como as Tocanas, que também vão estar na Atalaia.
Rui Júnior, percussionista com largo currículo na música portuguesa, tem dinamizado o projecto. Para além da animação de rua, os Tocá Rufar vão estar ainda em ateliers e workshops de percussão abertos à participação de todos.