Organizações regionais
À descoberta das lutas de um povo

Caminhar pelo terreno da quinta da Atalaia, onde se realiza a maior iniciativa político-cultural nacional – a Festa do Avante! –, é não só usufruir da melhor música e teatro que se faz em Portugal e no mundo, mas também conhecer a viver os sons, cores e sabores das diversas regiões do País, bem como as lutas dos que nelas habitam. Uma viagem ao Portugal trabalhador, é o que mais uma vez se propõe aos visitantes da Festa…

Açores
Sendo uma das zonas mais pobres do País e da Europa, o arquipélago dos Açores apresenta uma realidade cultural imensa, que é trazida à Atalaia pelos comunistas açoreanos. Neste espaço podem encontrar-se as muito conhecidas sopas do Espírito Santo, morcelas com ananás, polvo guisado, queijo de S. Jorge, compotas de frutas regionais, mel regional, chá e vinho Terra do Conde.. Os vinhos e as aguardentes, ou os bordados, cestinhos de verga e peças de osso de Baleia estarão, mais uma vez, à disposição dos visitantes.

Algarve
Realçar as lutas sociais no Algarve, bem como a divulgação das conclusões da Conferência Nacional do Partido e o apoio dado por este aos trabalhadores da região, é o objecto da exposição política no espaço do Algarve, que contará também com a já tradicional marisqueira, o restaurante – já famoso pelo seu arroz de marisco – e a tasquinha. Doces e artesanato regionais também marcarão forte presença.

Aveiro
Com tradições bem firmadas ao longo das 25 edições da Festa do Avante!, o espaço de Aveiro tem este ano, como elementos centrais de decoração uma representação gráfica dos operários e outros trabalhadores, dando relevo à condição humana e à liberdade. A exposição política reflectirá a intervenção do Partido no distrito no actual quadro político e linhas de intervenção associadas às orientações da Conferência Nacional. no âmbito gastronómico, leitão, escabeche, vinhos maduros e ovos moles são outras das atracções deste espaço.

Beja, Évora, Portalegre e Litoral Alentejano
Alentejo na luta pelo desenvolvimento será o tema forte da exposição política deste espaço, que agrega as quatro organizações regionais alentejanas. Sem deixar de ter presente os grandes projectos estruturantes – Alqueva, Porto de Sines, Aeroporto de Beja – as acessibilidades continuam no campo das promessas e as ameaças de privatização de bens e serviços fundamentais, como a água, continuam a pairar. O espaço do Alentejo terá um tratamento político e plástico que transforma todo o recinto em espaço de exposição política. Para além de um painel dedicado ao Partido onde se retrata o PCP como força com passado, presente e futuro, haverá um outro, que apela à adesão ao PCP, pois o Alentejo precisa de um PCP mais forte.

A gastronomia e a musicalidade deste povo vitimizado por séculos de exploração, mas sempre lutador, serão outras das atracções.

Braga
Martirizado por grandes assimetrias sociais, o distrito de Braga estará presente na Festa do Avante! com a sua cultura, os seus produtos, do artesanato à gastronomia. Neste espaço, o restaurante «Tentações da Carne» garante um serviço de qualidade, onde é possível, inclusivamente, proceder a marcações. No artesanato, para além de peças tradicionais de cada concelho, destacam-se os trabalhos dos artesãos Júlia Ramalho, Mistério, Ana e Rosalina Baraça, Arlindo Fagundes e Júlia Côta.

Bragança
Este ano, a gaita de foles marca presença destacada no pavilhão dos comunistas de Bragança, facilmente identificável pelos sons, tonalidades e paladares da região. Bragança traz, mais uma vez, o melhor da sua gastronomia, que tem como pontos altos as alheiras de Mirandela, a Feijoada à Transmontana e a Posta Mirandesa. O artesanato, com as gaitas de foles, a latoaria e a cestaria, marcarão mais uma vez forte presença.

Castelo Branco e Guarda
Novamente representadas conjuntamente, as organizações da Guarda e Castelo Branco trazem a esta edição da Festa do Avante! uma pequena exposição política sobre o tema da actividade do Partido, da luta política e social nestas regiões do interior, a braços com uma situação laboral dramática. Gastronomia, artesanato e vinhos não faltarão, bem como o convívio entre naturais das regiões. Este encontro realizar-se-á no domingo pelas 10.30.

Coimbra
Lembrar Adriano Correia de Oliveira, desaparecido há 20 anos, é um dos objectivos da participação de Coimbra na 26.ª edição da Festa. O cantor estará presente em cada canto do espaço de Coimbra, em cujas paredes se lembrarão os poemas que cantou e diversos momentos da sua vida. A sua voz servirá de fundo para dar a conhecer as lutas travadas pelos trabalhadores e as populações do distrito.

Espaço de convívio por excelência será certamente ponto de encontro de conversas e cantorias, bem ao gosto do cantor da luta e da Revolução, Adriano. Para retemperar forças, Coimbra garante também comida e bebida de qualidade.

Leiria
Um Stand do Vidro, com venda de vidro de qualidade, e um Forno de Pão, que coloca à disposição um saboroso pão com chouriço, serão novamente motivos de procura do pavilhão de Leiria. Para quem quer disfrutar de um lugar agradável para comer ou beber, Leiria bem poderá ser esse espaço, com a sopa de legumes, o caldo verde, os pastéis de bacalhau, polvo, orelhas de porco e a famosa sopa de peixe. A exposição política mostrará aos visitantes da Festa a luta dos trabalhadores e o desenvolvimento da actividade do Partido no distrito.

Lisboa
A promoção e divulgação do Órgão Central do Partido – o Avante! – vai dominar toda a zona, assumindo um destaque que vai desde painéis decorativos à própria exposição. Funcionarão por toda a Festa Brigadas de Contacto com os visitantes, compostas por dirigentes regionais do Partido, com o triplo objectivo de angariar novas assinaturas para o Avante!, recrutar novos membros para o Partido e denunciar a política de direita do Governo, bem como a alternativa que o PCP corporiza.

Um pórtico de onde sobressai um símbolo do Partido com 4 metros de altura marcará a entrada do espaço, que contará ainda com o Café Concerto, que homenageará o poeta Ary dos Santos, o cantor Adriano Correia de Oliveira e ainda António Aleixo, e debaterá temas como as novas formas de exploração e a resposta popular à viragem à direita. A oferta gastronómica é variadíssima e de muita qualidade.

Madeira
Dar a conhecer os problemas da Região Autónoma da Madeira e as propostas e campanhas desenvolvidas pelo PCP e CDU é um dos objectivos centrais do espaço da Madeira, que conta ainda com uma rica oferta de artesanato, vinhos e gastronomia, de onde se destacam as espetadas de carne, a sopa de trigo com abóbora amarela e batata doce ou as maçarocas.

Porto
«Porto: distrito jovem, um Partido com futuro» é o tema da exposição política do Espaço Regional do Porto na Festa do Avante! de 2002, composta por diversos painéis representativos da história, actividade e identidade do PCP no distrito do Porto.
Será ainda exposta no espaço uma evocação da vida e obra de Armando Castro, economista e cientista portuense, militante comunista, que legou ao conhecimento da história e da economia portuguesa contributos notáveis.
A vida dos trabalhadores das pedreiras será o tema para uma exposição onde se complementarão aspectos da história desta actividade com a sua execução prática.

Santarém
Santarém, localizado em frente ao Palco 25 de Abril, tem como projecto decorativo a afirmação do PCP, sua natureza de classe, seu projecto e actualidade, perante o novo quadro político. No que respeita à gastronomia, na Tasquinha do Ribatejo poderá encontrar a saborosa Sopa da Pedra, bem como doçaria regional, como seja o Pão de Ló de Rio Maior, Tijeladas de Abrantes e os famosos bolos regionais de Rio Maior. Os vinhos marcarão forte presença.

Setúbal
O reforço do Partido na sequência das conclusões da Conferência Nacional e os direitos sociais hoje ameaçados são os dois grandes temas da exposição política, que versará ainda a actividade do PCP na região e a grave situação social que se vive na região. O espaço pretende dar ao visitante uma imagem da zona ribeirinha do Tejo.
A gastronomia – com destaque para o Choco Frito e a Massada de Cherne – e os vinhos e mariscos estarão presentes neste espaço que conta com um local de animação, onde se realizarão concertos dos mais variados estilos musicais, com destaque para a música africana, animação variada e debates sobre os grandes temas políticos que fazem a actualidade.

Viana do Castelo
550 m2 de pavilhão onde funcionam três áreas distintas: um stand de artesanato, um de venda de produtos gastronómicos e de doces regionais e uma adega regional. Esta a participação de Viana do Castelo na Festa do Avante!, onde, já tradicionalmente, os lenços garridos marcam forte presença.
Bordados e as rendas de Viana, socas e chancas de Paredes de Coura e rocas e fusos de Arcos de Valdevez farão furor no artesanato.
A gastronomia será novamente um dos grandes trunfos do espaço, com uma grande variedade de pratos típicos e doçaria regional.

Vila Real
A evocação de Bento Gonçalves, secretário-geral do PCP, nascido no distrito e assassinado no Campo de Concentração do Tarrafal, é o grande tema da exposição política de Vila Real. Outro ponto de interesse é certamente a gastronomia, desde os pratos típicos aos doces. Os vinhos são outros dos produtos a não perder.

Viseu
Vítima da interioridade, Viseu é uma região rica em tradições. Mais uma vez, os comunistas de Viseu trazem à Festa o que de melhor se produz na região, quer ao nível de vinhos e gastronomia quer ao nível de artesanato, o que justifica plenamente uma visita mais atenta a este pavilhão, servido por uma agradável área de sombra, ideal para um serão de convívio e conversa.

Pavilhão da Mulher
Lutar no feminino
O pavilhão da Mulher assume-se, novamente, como um espaço de convívio e debate sobre a vida e a luta no feminino. Para além dos tradicionais Bar da Igualdade e Boutique d’Ocasião, o espaço conta também com um pequeno auditório, onde se realizam momentos de animação e de debate, sobre o Papel da mulher na criação artística, no sábado, às 16 horas, e sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos – direitos sociais do nosso tempo, a realizar domingo às 15 horas.

Estarão disponíveis algumas edições de livros sobre a problemática feminina, designadamente diversas edições da Organização das Mulheres Comunistas, com particular destaque para a recente publicação, pelas Edições Avante!, do livro A violência conjugal na ilha da Madeira.

Será editada para a Festa a folha informativa Mulher, que dará particular destaque às lutas contra retrocessos nos valores e direitos das mulheres, aos direitos sexuais e reprodutivos, à Lei de bases da Família e ao problema do trabalho a tempo parcial.

Espaço Criança
Mais um ano e o ponto de encontro das crianças continua o mesmo. O mesmo, mas cada vez com mais cor e mais agitação! Desta vez, além dos habituais gelados, bebidas e guloseimas a que já estão habituadas, as crianças também vão poder saborear os hamburgueres e os cachorros quentes que este espaço oferece.

Assim, para mais uma grande Festa, haverá muitos jogos e brincadeiras, num espaço alegre.

Deficientes
Representando todas as realidades do País, a Festa do Avante! reserva todos os anos um espaço aos deficientes, pessoas que enfrentam com coragem as dificuldades acrescidas que lhe são colocadas no dia-a-dia, no trabalho, na rua ou em casa.

Neste espaço, o bar é um ponto de paragem obrigatório, para tomar uma refeição ligeira ou simplesmente para refrescar.

Emigração
O visitante da Festa encontrará neste espaço uma exposição política que destaca a intervenção do PCP nas comunidades portuguesas e no plano institucional – Assembleia da República e Parlamento Europeu –, assim como a luta dos emigrantes em defesa dos seus interesses. À semelhança dos últimos anos, estará patente uma exposição de um emigrante, desta vez José Alberto Rossado, radicado no Canadá e que se dedica à fotografia.

Uma passagem pelo bar, onde é possível tomar um refresco, cerveja ou mesmo água, é uma das sugestões, a par de verificar se a sangria do Quim continua a merecer a fama que já tem. Se a fome apertar, as hipóteses são variadas: salsicha alemã, sopa de legumes, febras ou a novidade deste ano, vinda directamente da Alcásia, a Choucroûte. No final, um Crepe Suzette ou um café no obrigatório Quim. No espaço Sai-sempre é possível levar uma recordação do tempo passado a (re)ver amigos.

Comunidades imigrantes
O espaço das comunidades imigrantes é um ponto de encontro de culturas e convívio entre os visitantes da Festa, onde não faltam verdadeiras preciosidades gastronómicas.

Quando a exploração atinge uma intensidade violenta e nunca vista, e sendo os trabalhadores imigrantes os mais cruelmente visados, importa destacar a suprema necessidade de unir todos os trabalhadores, imigrantes e portugueses, na luta contra a degradação das suas condições de vida e de trabalho e a necessidade de travar, diariamente e em todo o lado, o combate contra o racismo e a xenofobia.