Para além dos dois palcos principais, o 25 de Abril (Programa)e o 1.º de Maio (Programa), existem vários espaços espalhados pela Festa que permitem ao visitante o acesso a diversos géneros musicais, interpretados por artistas «desconhecidos» do público e que têm na Atalaia a hipótese de mostrar o seu valor.

Palco Arraial (Programa)

A música popular portuguesa continua a ter um espaço privilegiado na Festa do Avante!. Para que não se percam as raízes culturais portuguesas, no Palco Arraial actuarão grupos populares e etnográficos de várias regiões do País.

Espaço de Animação de Setúbal (Programa)

No espaço da Direcção Regional de Setúbal funciona o já emblemático Palco de Setúbal. Aqui o visitante vai poder desfrutar de uma grande variedade de grupos musicais, peças de teatro e debates.

Este ano poderão ser escutados os seguintes grupos, artistas e géneros musicais: Grupo de Bombos; música africana; Gigantones e Artes Circenses; música portuguesa; Orquestra «Serrana Mar», e espectáculos de outros géneros, como uma peça de teatro e poesia organizada pela Associação de Amizade Portugal-Cuba.

Alegria na Festa

Para além destes palcos, um pouco por todo o recinto da Festa é possível usufruir de momentos musicais de rara beleza, desde o Espaço Internacional até ao Café-concerto de Lisboa (Programa), passando pelos espaços das organizações regionais do Partido.

No Café concerto será feita uma tripla evocação de Ary dos Santos, António Aleixo e a Adriano Correia de Oliveira. Serão ainda comemorados os 85 anos da Revolução de Outubro. No que diz respeito à programação cultural o visitante poderá ouvir a voz brasileira de Letícia Vasconcelos, música tradicional portuguesa e momentos de Jazz.

Animação de Rua

Confirmando o espaço já conquistado na Festa, a animação de rua tem este ano, nova e redobrada importância. A par do desfile das bandas que actuam no Palco Arraial, este ano teremos a batida dos Tocá Rufar, o projecto Musipalco - Circulo de Percussão, o Grupo de Bombos de Anha, o Artelier – Companhia das Artes de Animação e Teatro de Rua, e os alemães Schalmeienkapelle Schwäbisch Hall, a Associação Filarmónica Montalvense de Constância e o Grupo de Gaiteiros «Tíbia», de Bragança. A estes, junta-se a magia da Escola de Circo e Artes de Vila Nova de Gaia e a animação dos Caretos de Podense.

Palco Novos Valores (Programa)

Este palco destaca-se pela importância que assumiu na cena musical portuguesa, com o lançamento de bandas nacionais de todo o País, até aí desconhecidas do grande público.

Os grupos são seleccionados em concursos realizados de Norte a Sul, passando por várias fases de eliminatórias, em geral com espectáculos ao vivo. A iniciativa envolve milhares de jovens, contando com os músicos participantes e o público dos concertos regionais. A qualidade é a marca comum a todas as bandas, caracterizadas por uma grande variedade de estilos, influências e sonoridades, que abarcam todo o espectro musical, desde o ska à música popular, passando pelo rock.

Palco Novos Valores - Festa do Avante! 2002 (Programa)