Denunciar a política de direita, contrária aos interesses e aspirações dos trabalhadores e do povo, e afirmar a alternativa que o projecto do PCP constitui é um dos grandes temas do Espaço Central na 26.ª edição da Festa do Avante!. Este será o tema da exposição política que, através do texto, da fotografia e do vídeo, se dão também a conhecer as lutas de resistência contra essa política, bem como a acção e as propostas do PCP.

A evocação do centenário do nascimento de Bento Gonçalves, secretário-geral do PCP assassinado no campo de concentração do Tarrafal, em 1942, será feita em diversas iniciativas, das quais se destaca a colocação de um painel de oito metros no interior do pavilhão.

Os 40 anos passados sobre a crise académica de 1962 serão também recordados, através de uma exposição que terá como suportes fotografias, materiais do movimento estudantil e do PCP – força determinante nessa importante luta contra o fascismo.

A conquista da jornada de oito horas de trabalho para os trabalhadores agrícolas dos campos do sul – vitória histórica que importa projectar num tempo em que os trabalhadores portugueses sofrem inúmeros e gravíssimos ataques – será igualmente lembrada, através de uma exposição, de um filme de vídeo, com depoimentos de alguns dos principais intervenientes nessa luta, bem como através de materiais do Partido, como comunicados e páginas do Avante!.

O espaço da ciência, dedicado especialmente à água, e das artes, este ano a expressão artística escolhida foi a fotografia, terão também lugar no Espaço Central. (+ informações)

A projecção de filmes vídeo voltará a ter um pequeno espaço onde, entre outros, serão exibidos filmes sobre as 25 edições da Festa, a Festa de 2001, o PCP, o 25 de Abril, a conquista das oito horas de trabalho pelos trabalhadores agrícolas do sul.

Informar e debater

No Espaço Central, marca presença forte a imprensa do Partido, com espaços para a promoção do Avante! e de O Militante, através de uma pequena exposição onde se dá a conhecer o papel insubstituível que esta desempenha para os comunistas e para os trabalhadores em geral. Tal como em anos anteriores, este é o local apropriado para o visitante se esclarecer sobre o PCP, podendo mesmo tornar-se militante, comprar e assinar as duas publicações. O prelo clandestino voltará a estar presente neste espaço.

Na banca, estarão à disposição de todos uma série de materiais do Partido, como sejam os emblemas e pins, as t-shirts, as canetas e as pastas. Estarão igualmente à venda CD’s com a «Carvalhesa», o «Avante, camarada» e «A Internacional». Aqueles que no ano anterior não adquiriram a cassete de vídeo sobre as 25 edições da festa, podem fazê-lo agora.

A caixa de música com a Internacional, que esgotou no ano anterior, vai estar de novo à venda.

Quanto a novidades, este ano serão postas à venda, em edição limitada, uma t-shirt de promoção do Avante! e várias com desenhos de crianças sobre a festa, em formatos para os mais pequenos.

No fórum, espaço privilegiado de debate das grandes questões do nosso tempo, estarão em discussão temas como o ataque às leis laborais e à Segurança Social; a Globalização e a América Latina; a situação e evolução da economia portuguesa; a dinamização da organização do Partido e a aplicação das conclusões da conferência e os problemas da educação e da Ciência. Haverá também um momento especial de lançamento da campanha de divulgação do Avante!, com o objectivo aumentar a venda em 2000 exemplares por semana.

No espaço «À conversa com...», temas como a conquista da jornada de 8 horas nos campos do sul; o Partido e a juventude; O Militante na luta das ideias; o Avante! e a outra comunicação social e a evolução da imprensa, do prelo à internet, serão abordados, num espaço privilegiado para a troca de ideias e experiências.

O Café d’Amizade, sempre situado no coração do Pavilhão Central, constitui uma referência obrigatória para o reencontro com amigos de sempre.

A pausa merecida em ambiente agradável é o momento ideal para saborear um café diferente ou uma refinada bebida preparada por especialistas, para além da cerveja fresca, da variedade de salgados e do saboroso bolo inglês.

Mas há novidades este ano. A música tem encontro marcado e regressam os suculentos e apetitosos pequenos-almoços. Só boas razões para visitar quem está à sua espera. Como sempre, com amizade.