Conferência de Imprensa sobre a Festa do Avante!
Declaração de Dias Coelho Membro do Secretariado do Comité Central do PCP
Atalaia, Amora, Seixal, 18 de Agosto de 2005

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a vossa presença aqui na Quinta da Atalaia, local de realização da Festa do “Avante!” e que, nos últimos meses, como todos os anos, se transformou num enorme estaleiro, numa cidade em construção, numa grande escola de muitos ofícios e artes com os quais muitos dos construtores da Festa contactam pela primeira vez.

Faltam 14 dias para a abertura dos portões à multidão que encherá as ruas e praças da Quinta da Atalaia. Neste momento temos concluídos os trabalhos de concepção e alinhamento dos conteúdos culturais da Festa. Têm em vosso poder vários materiais que vos poderão ajudar a compreender a diversidade e riqueza dos espectáculos e restantes expressões culturais da Festa do “Avante!”. O meu camarada Ruben de Carvalho dar-vos-á algumas notas mais sobre os espectáculos que decorrerão durante os três dias, no entanto não queria deixar de chamar a vossa atenção para a enorme riqueza que decorre do facto de termos a funcionar durante a Festa, além dos Palcos 25 de Abril e 1º de Maio, o Avanteatro e mais 5 palcos em diversos espaços da Festa onde no total actuarão mais de 120 grupos de artistas, alguns deles encontrando na Festa do “Avante” a primeira oportunidade para mostrarem o seu trabalho a um vasto público.

Quando os portões da Atalaia abrirem poderão observar que na enorme torrente humana que invade este belo espaço estarão milhares e milhares de jovens. É um facto inegável que a Festa é cada vez mais uma festa da juventude, e não falo apenas dos visitantes da Festa. Qualquer visita à Quinta da Atalaia durante a fase de implantação mostra que são muitos, e cada vez mais, os jovens militantes da JCP e do PCP que assumem como sua a tarefa de edificar a Festa do “Avante!”. Mas não nos ficamos por aqui. De forma crescente são os jovens que cada vez mais assumem grandes responsabilidades na concepção e direcção da Festa do “Avante!” garantindo o seu futuro, mas sobretudo e de forma muito responsável, o seu presente.

Sob o lema “Transformar o sonho em vida” o Espaço da Juventude, concebido, construído, dirigido e mantido em funcionamento exclusivamente pela JCP é o espaço por excelência de encontro dos jovens na Festa. Os seus conteúdos e pontos de interesse são vários e a minha camarada Telma Capucho, Dirigente da JCP, dar-vos-á algumas informações mais pormenorizadas sobre este importante espaço e sobre o Palco Novos Valores cuja programação resulta de um importante processo de concursos de música moderna do norte ao sul do país.

Mas além dos concertos, teatro e demais expressões culturais, a Festa dá natural destaque às grandes causas do PCP, às grandes questões da actualidade, à luta dos trabalhadores e do povo português. Por isso na Festa a discussão política tem naturalmente lugar de destaque. Além das dezenas de debates que terão lugar nos mais diversos espaços da Festa, e sobre os quais têm uma informação detalhada em vosso poder, o Pavilhão Central é o espaço onde as atenções estão centradas essencialmente nas questões políticas e sociais. Este ano um dos temas principais do Pavilhão Central é a evocação dos 60 anos da vitória sobre o nazi-fascismo. Este grande acontecimento na história da humanidade será alvo de uma exposição de importante valor histórico, didáctico e político com o título “Comemorar a vitória, Lutar pela Paz” e que será completada com uma outra exposição sobre o mesmo tema no Espaço Internacional. Mas no Pavilhão Central poder-se-ão encontrar mais temas em análise. Em vosso poder têm um documento com uma descrição mais pormenorizada dos conteúdos deste espaço, mas gostaria de destacar mais duas exposições e um espaço do Pavilhão Central: realizando-se no período de pré-campanha eleitoral para as eleições autárquicas a Festa afirmará a diferença do projecto autárquico do PCP e da CDU e será ela própria um importante momento de afirmação da CDU.

No Pavilhão Central poder-se-á visitar uma exposição sob o tema “CDU nas autarquias, um projecto diferente” que terá como objectivo dar a conhecer o projecto autárquico do PCP. A outra exposição política será apresentada sob o lema “Basta de sacrifícios para os mesmos de sempre. Portugal precisa de uma nova política e de uma mudança a sério”. Num tempo em que o Governo PS, num novo e violento ataque aos trabalhadores, impõe mais sacrifícios ao povo português, em nome da situação das contas públicas, o PCP reafirmará através desta exposição que é necessária uma nova política que potencie o crescimento e o desenvolvimento económicos, que proteja a produção nacional, que combata o desemprego, que aposte na criação de emprego com direitos e que valorize os salários e pensões como factor de justiça social e de alargamento do mercado interno.

Terminando esta sumária descrição sobre o Pavilhão Central não poderia deixar de destacar o espaço das tecnologias da informação e comunicação. Pelo segundo ano neste espaço serão realizados workshops e debates sobre esta área e serão lançados dois novos CD’s: a versão 2.0 do Komunix , uma distribuição baseada no sistema operativo livre Linux; e o alterCD, uma distribuição que inclui aplicações de software livre para o sistema operativo Windows, textos e iniciativas do PCP nesta área.

Sras e Srs Jornalistas:
Convocámos esta conferência de imprensa para vos dar conta do programa final –cultural e político – da Festa do “Avante!”, assim como para vos informar de algumas iniciativas e acontecimentos histórico-políticos aos quais daremos especial importância nesta edição. Mas realizando-se esta conferência de imprensa neste espaço, não poderíamos deixar de chamar a vossa atenção para o valor maior que esta grande realização do PCP tem: A Festa do “Avante!” é fruto da convergência, da soma, das ideias, das vontades e do trabalho voluntário de milhares de militantes e amigos do PCP. Aquilo que podem observar desta esplanada, ainda incompleto, com muito ainda por fazer até ao dia de abertura da Festa, é o resultado de mais de 2800 jornadas de trabalho voluntário realizadas desde meados de junho até agora. E isso tem para nós um enorme valor. Claro que o que vêem não é apenas resultado dessas jornadas de trabalho. Para trás ficou todo o trabalho de concepção e preparação dos conteúdos da Festa, muitas horas de reuniões de inúmeros colectivos criados pela organização do Partido para preparar a Festa do “Avante!”, muitas discussões sobre projectos, ideias, guiões e propostas que constituem um riquíssimo património de criatividade e de capacidade de realização dos comunistas portugueses.

A Festa, sendo obra dos comunistas portugueses e muito ligada aos problemas e anseios dos trabalhadores e do povo português, é também uma festa que valoriza e dá corpo à solidariedade internacionalista. Todos os anos a Festa do “Avante!” é visitada por dezenas de delegações estrangeiras que de forma solidária se associam a esta realização do PCP, transformando-a simultaneamente num importante momento de encontro e reunião de partidos comunistas e progressistas de todo o mundo. O meu camarada Ângelo Alves, responsável pelo Espaço Internacional da Festa do “Avante!” poderá dar-vos mais alguns dados sobre a vertente internacional da Festa e ainda sobre um importante acontecimento de solidariedade internacionalista que irá decorrer nesses três dias e uma das razões principais que nos levou a convocar esta conferência de imprensa: A presença na Festa do “Avante!” de Rosa Aurora Freijanes, cidadã cubana, economista, mulher de Fernando Gonzalez Llort, um dos cinco patriotas cubanos prisioneiros nos EUA.

Sras e Srs Jornalistas:
Há pouco falava-vos da importância que damos ao trabalho voluntário na Festa, ao valor colectivo desta grande realização. E de facto o modo como construímos a Festa diz muito sobre a forma como intervimos, como nos organizamos para a luta por um Portugal e mundo melhores. Por isso “Esta Festa do “Avante!” é um testemunho vivo dos objectivos da luta do nosso Partido” e “Esta Festa é também um testemunho vivo das profundas raízes do nosso Partido na classe operária, nas massas populares, na juventude.” Estas duas frases, apesar de proferidas há quase 30 anos, continuam a definir com muita actualidade o significado e a natureza da Festa do “Avante!”. Foram duas frases ditas no emocionante comício da 1ª Festa do “Avante!” na FIL em Setembro de 1976. Escritas e ditas por Álvaro Cunhal, então Secretário Geral do PCP.

Passados quase 30 anos desse momento vamos realizar a primeira Festa do “Avante!” depois da morte de Álvaro Cunhal. Estamos convictos que a maior homenagem que podemos prestar ao nosso camarada é canalizar todos os nossos esforços para que a nossa Festa seja mais uma vez um sucesso, que renasça cada ano que passa mais viva, mais combativa, mais bonita. Se isso acontecer - e vai acontecer - o trabalho, o inestimável contributo, as ideias e o sonho de Álvaro Cunhal vão estar sempre presentes nesta Festa. Ainda lembrando as suas palavras no comício da 1ª Festa do “Avante!” em que afirmou que “Lembrando o Passado, nós, comunistas, estamos voltados para o presente e para o futuro” concebemos um momento que precederá o acto político mais importante da Festa, o comício de Domingo, 4 de Setembro em que o revolucionário, o dirigente comunista, será recordado. O conteúdo desse momento, como devem compreender, vamos reservar para o próprio momento.

Além deste momento irão surgir naturalmente outros apontamentos na Festa que relembrarão Álvaro Cunhal e sobretudo a sua multifacetada e riquíssima experiência de vida. Assim, e relembrando o Álvaro Cunhal homem das artes plásticas iremos, no espaço da XIV Bienal da Festa do “Avante!”, expor pinturas de sua autoria nunca expostas nem editadas até hoje. A somar a esta exposição haverá neste mesmo espaço projecções de imagens com desenhos e pinturas suas. No Pavilhão Central dois painéis evocativos relembrarão as duas grandes personagens históricas do nosso país falecidas este ano: o General Vasco Gonçalves e Álvaro Cunhal.
No espaço do Livro da Festa haverá ainda, e também naturalmente, um especial destaque à extensa obra literária e artística de Álvaro Cunhal.

Como podem facilmente perceber enveredámos por lembrar na Festa o nosso Camarada Álvaro de uma forma muito particular. Mais do que exaltar a sua figura histórica queremos mostrar o que de melhor ele produziu, ajudou a criar e a fortalecer. A Festa do “Avante!”, como um todo, faz parte do património do seu Partido de sempre.

Obrigado.