Sobre a Reunião do Comité Central do PCP

Declaração de Carlos Carvalhas
Secretário-geral do PCP

26 de Novembro de 2000

1. O Comité Central, que tem estado a proceder a um balanço da terceira fase preparatória do XVI Congresso bem como as emendas a incorporar na Proposta de Resolução Política a submeter ao Congresso decorre num quadro político em que se agrava a situação económica e social, com graves responsabilidades para o Governo, e num quadro político que facilita as linhas de populismo e de descrédito nas instituições com os escândalos nas privatizações, com as prescrições de importantes processos na justiça, com a forma como foi aprovado o Orçamento do Estado.

2. O PCP desenvolveu ao longo dos últimos tempos uma acção diversificada: estimulou e apoiou o protesto e a luta dos trabalhadores e de outros sectores da população; interveio na discussão do Orçamento de Estado na Assembleia da República que, como instrumento de uma política ao serviço dos grandes grupos económicos e financeiros, mereceu a reprovação do PCP, mas, em torno do qual, o Partido apresentou propostas de resposta a situações de gritante urgência, como o aumento dos salários dos trabalhadores da Administração Pública e o aumento das pensões de reforma; promoveu o agendamento de importantes propostas para uma reforma do sistema fiscal que permita mais justiça fiscal e menos impostos para quem trabalha. O PCP não fechou para Congresso e confirmou assim, mais uma vez o seu importante e insubstituível papel na vida nacional.

3. O Comité Central tem sublinhado o significado da discussão realizada em torno das Teses-Projecto de Resolução Política no conjunto das organizações do Partido e valoriza a contribuição dada por milhares de militantes que com a sua presença, reflexão e opinião crítica e construtiva enriqueceram o debate e a reflexão partidária sobre os principais problemas da situação nacional e internacional, de reforço do Partido, da sua organização, das tarefas e batalhas a que o Partido será chamado no futuro próximo e de afirmação da sua identidade, ideais e projecto.

4. O Comité Central foi informado que os camaradas Edgar Correia e Carlos Brito se demitiram do Comité Central, expressando a sua vontade para se manterem como membros activos do Partido.

5. O Comité Central, baseando-se no balanço dos trabalhos preparatórios do Congresso até agora realizado e não ignorando problemas e preocupações, tem sublinhado que o debate constitui uma concludente manifestação da elevada consciência política, ideológica e de classe do colectivo partidário e reafirma a sua confiança que o XVI Congresso dará um importante contributo para superar dificuldades, para o reforço orgânico do Partido, para o aumento da sua influência e da sua capacidade de intervenção, como grande partido para o século XXI.