Actualização à Nota Informativa sobre questões de direcção apreciadas na reunião do Comité Central de 12 de Dezembro de 2004
Nota do Secretariado do Comité Central do PCP
21 de Abril de 2006

Na sequência da reunião do Comité Central de 20 e 21 de Abril de 2006, e das alterações à composição dos organismos executivos aí aprovadas, a distribuição de tarefas e responsabilidades ao nível da Comissão Política e Secretariado e Direcções Regionais ficam assim consideradas:

A nível da Comissão Política são responsáveis por Organizações Regionais: Paulo Raimundo (Braga); Albano Nunes (Organismo Inter-regional de Viana do Castelo, Braga, Bragança e Vila Real); Sérgio Teixeira (Porto); João Frazão (Aveiro); Margarida Botelho (Coimbra); Carlos Gonçalves (Organismo inter-regional de Viseu, Guarda e Castelo Branco); Dias Coelho (Leiria); Octávio Augusto (Santarém); Maria Rosa Rabiais (Lisboa); Armindo Miranda (Setúbal); José Catalino (Direcção Regional do Alentejo); Rui Fernandes (Algarve) e Jorge Cordeiro (Açores e Madeira).

• São ainda responsáveis directos por Organizações Regionais: Raimundo Cabral (Viana do Castelo); Mário Costa (Vila Real);José Brinquete (Bragança) João Abreu (Viseu); Vladimiro Vale (Castelo Branco); Fernando Carmosino (Portalegre); João Pauzinho (Évora); José Catalino (Beja); Manuel Valente (Litoral Alentejano); Edgar Silva (Madeira) e Martinho Baptista (Açores).

• Em termos de Secretariado, acompanham Direcções Regionais: Albano Nunes (Braga, Viana do Castelo, Bragança, Vila Real, e o Organismo Inter-Regional relativo a estas organizações e a organização do Porto); Alexandre Araújo (Viseu, Guarda, Castelo Branco, e o Organismo Inter-Regional relativo a estas organizações e as organizações de Aveiro e Coimbra); Manuela Bernardino (Leiria); Manuela Pinto Angelo (Santarém e Direcção da Organização da Emigração); Francisco Lopes (Lisboa); José Capucho (Setúbal); Luísa Araújo (Évora, Beja, Portalegre, Litoral Alentejano e a Direcção Regional do Alentejo); Rui Fernandes (Algarve) e Jorge Cordeiro (Açores e Madeira).

Áreas de Trabalho e intervenção política e seus responsáveis: Área do Movimento Operário, Sindical e das Questões Laborais – Francisco Lopes; Área para os Assuntos Sociais – Fernanda Mateus; Área para a Luta e o Movimento das Mulheres – Fernanda Mateus; Área do Trabalho Autárquico, do Movimento Associativo e do Desporto – Jorge Cordeiro; Área do Ambiente – José Neto; Área dos Assuntos Constitucionais, da Justiça e da Administração Interna – José Neto; Área da Economia – Agostinho Lopes; Área dos Serviços Públicos e Defesa do Consumidor – Jorge Pires; Área da Saúde — Jorge Pires; Área da Educação, Ciência e Tecnologia – Jorge Pires; Área da Juventude – Luísa Araújo; Área da Cultura – José Casanova; Área da Comunicação – Vasco Cardoso; Área da Defesa Nacional – Rui Fernandes; Área da Integração Europeia – Agostinho Lopes; Área dos Assuntos Internacionais e da Política Externa – Angelo Alves.

Sectores e empresas de âmbito pluridistrital e nacional, têm como responsável por este trabalho Vasco Cardoso.

• Ainda no âmbito da Comissão Política são responsáveis: Agostinho Lopes pelo Grupo Parlamentar do Parlamento Europeu e pelas questões dos Pequenos e Médios Empresários, da Agricultura e das Pescas; Rui Fernandes pela Direcção da Organização da Emigração e pelas questões dos Imigrantes e Minorias Étnicas; Jorge Cordeiro pelas questões do Turismo; Octávio Augusto pelas questões do Desporto; José Casanova pelo «Avante!»; Bernardino Soares pelo Grupo Parlamentar da Assembleia da República; Vasco Cardoso pelo Gabinete de Imprensa e pelo Departamento de Propaganda.

4. No âmbito do Secretariado e para além da multiplicidade de tarefas decorrentes das funções deste organismo e das tarefas já referidas, nomeadamente a ligação às Direcções Regionais e Organismos Inter-Regionais, Manuela Bernardino é responsável pela Secção Internacional; Francisco Lopes, pelo Gabinete e pela Comissão de Organização; Jorge Cordeiro pelo Departamento de Propaganda e Gabinete de Imprensa; e Alexandre Araújo, pelo Secretariado da Festa do «Avante!».

5. São directores do «Avante!» e do «Militante», respectivamente José Casanova e Albano Nunes, sendo a responsabilidade do «Avante!» a nível do Secretariado de Manuela Pinto Angelo.