Nota informativa sobre
a reunião do Comité Central do PCP

4 de Fevereiro de 2001

1. Na sua reunião de 3 e 4 de Fevereiro, o Comité Central debateu e aprovou uma resolução sobre a organização da Direcção Central.

2. O Comité Central, ratificou a composição da Comissão Central de Quadros e da Comissão Administrativa e Financeira, decidida conjuntamente pelo Secretariado e Comissão Central de Controlo.

A Comissão Central de Quadros é composta por Agostinho Lopes, Albano Nunes, Aurélio Santos, Domingos Abrantes, Francisco Lopes, José Vitoriano, Luísa Araújo, Maria da Piedade Morgadinho, Maria Rosa Rabiais e Virgílio Azevedo.

A Comissão Administrativa e Financeira é composta por Alexandre Araújo, Álvaro Pato, Carlos Costa, Euclides Pereira, Jaime Serra, Joaquim Anacleto, Joaquim Gomes e Virgílio Azevedo.

3. O Comité Central tomou conhecimento das medidas de direcção já decididas e da distribuição de tarefas e responsabilidades ao nível da Comissão Política e Secretariado e Direcções Regionais e que nos seus aspectos fundamentais são as seguintes:

4. No âmbito do Secretariado e para além da multiplicidade de tarefas decorrentes das funções deste organismo e das tarefas já referidas, nomeadamente a ligação às Direcções Regionais e Organismos Inter-Regionais, Albano Nunes é responsável pela Secção Internacional; Francisco Lopes, pelo Gabinete e pela Comissão de Organização; Jorge Cordeiro pelo Departamento de Propaganda e Gabinete de Imprensa; e Virgílio Azevedo, pelo Secretariado da Festa do "Avante!".

5. São directores do "Avante!" e do "Militante", respectivamente José Casanova e Albano Nunes, sendo a responsabilidade do "Avante!" a nível do Secretariado de Domingos Abrantes.

6. O Comité Central encarregou a Comissão Política e o Secretariado de dar continuidade à arrumação das estruturas de apoio ao trabalho de direcção central, mantendo-se em funcionamento as comissões e grupos de estudos existentes na altura da realização do XVI Congresso.