Nota do Gabinete de Imprensa do PCP

Acção do PCP “Dois anos de Governo PSD/CDS. Um caminho de desastre a que é preciso pôr fim”

O PCP tem em curso uma acção de esclarecimento para assinalar os dois anos após a entrada em funções do Governo de Passos e Portas, e da subscrição pelo PS, PSD e CDS do Pacto de Agressão com a troika estrangeira, conduzindo o país para o abismo económico e social.

Nesta acção, o PCP denuncia o novo pacote de medidas anunciado pelo governo com mais exploração, assalto a rendimentos e liquidação de direitos, ao mesmo tempo que vai enchendo os bolsos do grande capital com contratos ruinosos, como os das PPP's, mantendo a salvo de impostos os grandes lucros e dividendos bolsistas e especulativos, dando aos credores mais de 8 mil milhões de euros por ano de juros de um dívida, em parte ilegítima.

O PCP aponta outro caminho, uma política patriótica e de esquerda que resgate o país da dependência, recupere para o país os seus recursos e sectores estratégicos, devolva aos trabalhadores e ao povo os seus direitos. Uma política que preconiza: a rejeição do Pacto de Agressão e a renegociação, de facto, da dívida; a promoção da produção nacional e a recuperação para o Estado do sector financeiro e outras empresas e sectores estratégicos; o aumento dos salários e das pensões de reforma; uma política fiscal que aumente os impostos sobre os dividendos e os lucros do grande capital; a defesa e recuperação dos serviços públicos, em particular nas funções sociais do estado; a afirmação de Portugal como nação.

Assim, realiza-se amanhã, por todo o país, uma acção de esclarecimento “Dois anos de Governo PSD/CDS. Um caminho de desastre a que é preciso pôr fim”, afirmando que é tempo de dizer basta, de rejeitar o Pacto de Agressão e romper com a política de direita, é tempo de demitir o Governo e realizar eleições antecipadas. O PCP deixa ainda um forte apelo à adesão à Greve Geral do próximo dia 27, mostrando que há um país que não se resigna, nem se cala, numa expressão de vontade e determinação de todos quantos exigem um futuro digno para si e para as gerações futuras.

Das diversas acções, destacamos as seguintes:

Lisboa - Contacto com a população, no Cais do Sodré, às 8H30, com a presença de Bernardino Soares da Comissão Política do CC do PCP e Presidente do Grupo Parlamentar do PCP

Porto - Desfile-protesto, às 17H30, da Praça da Batalha para Sta. Catarina, com Jaime Toga da Comissão Política do CC do PCP

Barreiro - Contacto com a população, no Terminal rodo-ferro-fluvial, às 7H00