Declaração de voto de Sandra Pereira no Parlamento Europeu

Abordagem global europeia ao armazenamento de energia

Apresentámos importantes propostas a este relatório que, no essencial, visaram criar um grupo de trabalho para, em coordenação com os Estados-Membros, desenvolver uma estratégia abrangente.

Essa estratégia incluiria todos os relevantes aspectos energéticos, ambientais, climáticos, tecnológicos, produtivos e socio-económicos, tendo em vista uma transição energética, justa, eficiente e eficaz para um sistema produtivo que optimize a utilização das fontes renováveis, uma rede eléctrica equilibrada, interligada em termos europeus e optimizada economicamente, desenvolvida com base em tecnologias avançadas e com capacidades de armazenamento acrescidas.

Consideramos que isso só será concretizável no quadro de uma regulação pública directa do sector pelos poderes públicos democráticos, a fim de garantir um fornecimento fiável e seguro, a preços socio-economicamente suportáveis pelos consumidores domésticos e competitivos para os consumos empresariais.

Contudo, não é esta a abordagem que encontramos vertida neste documento, mas sim, a indelével marca de água dos obstinados interesses privados e da concentração monopolista do sector a nível europeu, e o aprofundamento do mercado liberalizado da energia. Será, portanto, nesta medida, que se desenvolverá a possibilidade de alcançar objectivos importantes, sobre o armazenamento de energia, traçados neste relatório.

  • União Europeia
  • Declarações de Voto
  • Parlamento Europeu